Resenha de Noite em Caracas – Karina Sainz Borgo

Arrasada.

Essa é a situação de Caracas. Essa é a situação de Adelaida Falcón.

A capital da Venezuela passa por uma verdadeira guerra civil, e é nesse contexto que Adelaida se vê completamente sozinha, após a morte da mãe. Poucos dias depois do funeral, ela tem sua casa invadida por um grupo de mulheres e não tem onde ficar. Adelaida, então, decide pedir ajuda à vizinha, Aurora Peralta, mas a encontra morta em seu apartamento. A partir daí, tem início uma verdadeira luta pela sobrevivência em meio aos destroços de uma cidade e também de uma vida.

Narrado em primeira pessoa por Adelaida, Noite em Caracas alterna o presente apocalíptico com cenas da infância e adolescência da protagonista. E o passado de Adelaida foi o que mais gostei no livro. É a partir dessas lembranças que conhecemos a relação da personagem com a mãe. Com quem dividiu não apenas a vida inteira, como também o nome, dando a impressão de que, em alguns momentos, as duas fundiam-se em apenas uma. E, então, é possível sentir a dor da perda de Adelaida, tão eterna e, ao mesmo tempo, tão fugaz, exatamente como na vida real.

Embora bastante aclamado, Noite em Caracas tem sofrido também algumas críticas por, supostamente, “se aproveitar” da situação atual da Venezuela. No próprio livro, a autora destaca que alguns episódios e personagens são inspirados na vida real, mas que, sobretudo, a trama se trata de uma ficção. De qualquer maneira, é nítido que Noite em Caracas é a recriação de como Sainz Borgo (que vive em Madri desde 2006) se sente em relação à sua terra natal: revoltada, desesperançosa e órfã.

A autora caraquenha tem uma escrita crua e repleta de metáforas, porém fluida, que me lembrou um pouco a de Elena Ferrante. E com essas características, retratou a vulnerabilidade física e emocional com perfeição. Leia Noite em Caracas e sinta a ruína de uma mulher que, de repente, se vê completamente sem lar – seja ele uma casa ou uma família.

Título originalLa hija de la española
Autor: Karina Sainz Borgo
Editora: Intrínseca
Ano: 2019

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s