Resenha de Um lugar bem longe daqui – Delia Owens

O que você faria se fosse abandonado por toda sua família?

Essa é a história de Kya. Antes mesmo de completar 10 anos, a menina se viu completamente sozinha no pântano da Carolina do Norte. E foi assim que aprendeu a viver em perfeita harmonia com a natureza. Mas os cidadãos de Barkley Cove nunca compreenderam o isolamento de Kya, a quem chamavam de A Menina do Brejo e tratavam com desdém. Então, quando o queridinho da cidade, Chase Andrews, é encontrado morto, no fim de 1969, a garota vê sua vida se transformar de maneiras antes impensáveis.

Um lugar bem longe daqui é um livro que faz você sentir. Desalento, medo, solidão. Esperança, amor, redenção. Entre tantos outros sentimentos, bons e ruins. Com um toque sensorial, a narrativa de Delia Owens nos transporta para o barracão de Kya, nos mostrando a beleza do local sob a perspectiva da menina. E quando falo em beleza, não falo sobre aquela que agrada aos olhos. E sim, ao coração.

Kya é uma personagem que levarei para sempre comigo. Uma menina obrigada a sair de sua concha para ser pisoteada pelo mundo – mas nunca derrotada. Com sua simplicidade e pureza, nos traz tantas reflexões, sobre tantos assuntos, que é impossível não se encantar. Conheça Kya e questione-se sobre família, amor, perdão, vingança, justiça e solidão. Entenda Kya e deseje viver a vida com suas próprias regras.

É difícil falar sobre Um lugar bem longe daqui. É um livro que deve, simplesmente, ser lido e absorvido. Com uma surpreendente aura de suspense (principalmente da metade para a frente), a obra de Delia Owens ainda encontra espaço para abordar preconceito e machismo, de maneira sutil, porém pertinente. Se quisermos ir um pouco mais fundo nas reflexões, a história de Kya nos convida a revisitar nossa própria história. E se torna inevitável querer entender como a criança que fomos molda o adulto que nos tornamos.

De uma beleza ímparUm lugar bem longe daqui parte nosso coração inúmeras vezes, para depois reunir seus pequenos pedaços. Falta uma parte aqui, outra ali. Mas a vida é assim. A de Kya e também a nossa.

Título original: Where the crawdads sing
Autor: Delia Owens
Editora: Intrínseca
Ano: 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s