O que você faria se fosse abandonado por toda sua família?
Essa é a história de Kya. Antes mesmo de completar 10 anos, a menina se viu completamente sozinha no pântano da Carolina do Norte. E foi assim que aprendeu a viver em perfeita harmonia com a natureza. Mas os cidadãos de Barkley Cove nunca compreenderam o isolamento de Kya, a quem chamavam de A Menina do Brejo e tratavam com desdém. Então, quando o queridinho da cidade, Chase Andrews, é encontrado morto, no fim de 1969, a garota vê sua vida se transformar de maneiras antes impensáveis.
Um lugar bem longe daqui é um livro que faz você sentir. Desalento, medo, solidão. Esperança, amor, redenção. Entre tantos outros sentimentos, bons e ruins. Com um toque sensorial, a narrativa de Delia Owens nos transporta para o barracão de Kya, nos mostrando a beleza do local sob a perspectiva da menina. E quando falo em beleza, não falo sobre aquela que agrada aos olhos. E sim, ao coração.
Kya é uma personagem que levarei para sempre comigo. Uma menina obrigada a sair de sua concha para ser pisoteada pelo mundo – mas nunca derrotada. Com sua simplicidade e pureza, nos traz tantas reflexões, sobre tantos assuntos, que é impossível não se encantar. Conheça Kya e questione-se sobre família, amor, perdão, vingança, justiça e solidão. Entenda Kya e deseje viver a vida com suas próprias regras.
É difícil falar sobre Um lugar bem longe daqui. É um livro que deve, simplesmente, ser lido e absorvido. Com uma surpreendente aura de suspense (principalmente da metade para a frente), a obra de Delia Owens ainda encontra espaço para abordar preconceito e machismo, de maneira sutil, porém pertinente. Se quisermos ir um pouco mais fundo nas reflexões, a história de Kya nos convida a revisitar nossa própria história. E se torna inevitável querer entender como a criança que fomos molda o adulto que nos tornamos.
De uma beleza ímpar, Um lugar bem longe daqui parte nosso coração inúmeras vezes, para depois reunir seus pequenos pedaços. Falta uma parte aqui, outra ali. Mas a vida é assim. A de Kya e também a nossa.
Título original: Where the crawdads sing
Autor: Delia Owens
Editora: Intrínseca
Ano: 2018