No Livro 1 de A Marcha, conhecemos o panorama da trajetória de John Lewis: desde sua infância no Alabama (e o encontro com Martin Luther King Jr.) até a chegada ao Congresso norte-americano. Desde muito jovem, o parlamentar se dedica à área dos direitos civis e, assim, se tornou um dos símbolos dos movimentos pelo fim da segregação racial. É impossível não ser inspirado pela luta real e incansável de Lewis.
E é verdade, o Livro 2 nos traz ainda mais inspiração. Mas também nos apresenta a uma realidade muito mais cruel, dolorosa e segregadora. E foi nesse cenário, no início dos anos 1960, que o parlamentar e seus companheiros encabeçaram o movimento Viajantes pela liberdade. O objetivo era garantir que a população negra pudesse embarcar em qualquer um dos ônibus que realizavam viagens interestaduais.
Mas o que deveria ser direito de todos se provou um privilégio para brancos: durante as “viagens pela liberdade”, ônibus foram incendiados, ativistas foram atacados e presos (Lewis, inclusive) e até mesmo a Ku Klux Klan entrou em ação. No entanto, foi justamente a coragem e a resiliência do parlamentar e seus companheiros de luta que atraíram a atenção de Martin Luther King Jr. e fizeram até com que o procurador-geral Robert Kennedy revisse seus conceitos. Ou seja, nenhuma batalha foi fácil, mas todas valeram a pena.
Se o primeiro volume de A Marcha encanta com a esperança e o otimismo de um garoto que quer tornar o mundo um lugar de equidade, o Livro 2 nos dá um choque de realidade. Em vez do otimismo, Lewis se depara com a resistência e a ignorância (e, muitas vezes, a violência) daqueles que acreditam que negros e brancos não devem se misturar. Mas a esperança… Ah, ela sempre vai estar lá!
Título original: March: Book Two
Editora: Nemo
Volume anterior: A Marcha (Livro 1)
Volume seguinte: March: Book Three
Autores: John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell
Ano: 2015
[…] original: March: Book One Editora: Nemo Volumes seguintes: A Marcha (Livro 2) e March: Book Three Autores: John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell Ano: 2013 Páginas: 128 […]