O que é silêncio para você?
É sobre isso que Amber Hatch vai fazer você refletir em A Arte do Silêncio. No livro, a autora fala sobre o real significado da palavra, mas a usa muito mais como uma metáfora para divagar sobre paz interior. Vivemos em um mundo caótico, estamos sempre de um lado para o outro, fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Sem falar nos estímulos de todos os tipos, que recebemos a cada minuto do dia! E assim, fica praticamente impossível encontrar não apenas o silêncio físico, mas, principalmente, o silêncio dentro de nós mesmos.
Em A Arte do Silêncio, nos deparamos com dicas práticas e exercícios para condicionar a nossa mente a sempre buscar a paz, como descartar bens materiais desnecessários (e/ou sem uso) e ser gentil com as pessoas. Confesso que não tive disposição para colocar todas as atividades em prática, mas gostei muito das reflexões que o livro me trouxe – até porque essa leitura veio em um momento muito oportuno!
Nos últimos tempos, “silenciei” muitas coisas que não me faziam bem – desde um closet extremamente bagunçado até uma rotina que me consumia emocionalmente. E posso dizer que isso tem me ajudado muito a me conectar comigo mesma e a encontrar minha paz interior. É claro que nem todos os dias ou momentos são de calmaria. No entanto, é muito bom parar e “olhar para dentro”. E melhor ainda é se sentir cada vez mais confortável com o que vê.
Outra reflexão que A Arte do Silêncio me trouxe foi sobre toxicidade. E vamos ser sinceros? Gostamos de pensar que nunca somos nós os tóxicos de uma relação. E eu aprendi, por experiência própria, que, muitas vezes, é a dinâmica entre duas pessoas que se torna tóxica, e não apenas uma delas. A lição que sempre tento colocar em prática é repensar minhas atitudes e assumir os meus erros.
Porque, para mim, silêncio é isso: a consciência limpa que vem não com a perfeição, mas com a vontade de estar em constante evolução.
Título original: The Art of Silence
Autor: Amber Hatch
Editora: Gente
Ano: 2017