Resenha de Raízes do Mal (Stranger Things Novels #1) – Gwenda Bond

“Respire. Girassol. Arco-íris. Três para a esquerda. Quatro para a esquerda. Quatro e cinquenta.”

Terry Ives é uma jovem universitária que sonha em fazer a diferença no mundo. Por isso, ela decide participar do MKULTRA, um projeto secreto comandado pelo governo dos Estados Unidos e realizado no laboratório de Hawkins, Indiana. É lá que ela conhece Martin Brenner, um médico disposto a qualquer coisa para conseguir o que quer. Logo, Terry percebe que o experimento é muito mais perigoso e obscuro do que imaginava. É quando ela entra em uma batalha contra Brenner, que acaba custando a liberdade de sua filha, Jane – também conhecida como Eleven.

Como fã de Stranger Things, minhas expectativas em torno de Raízes do Mal eram altas. Mas confesso que, justamente por gostar tanto da série, estava com receio de que o livro não estivesse à altura. No entanto, fico aliviada em poder dizer que a obra de Gwenda Bond cumpre muito bem seu propósito: expandir o universo criado por Matt e Ross Duffer sem “interferir” na trama que já conhecemos.

A ideia de contar a história de Terry Ives foi perfeita, já que se trata também da história de Eleven, uma das personagens favoritas do público. E por mais que a segunda temporada de Stranger Things traga um pouco mais do passado das duas, muitas pontas ficaram soltas – acredito que propositalmente. E por mais que o foco da série esteja nos acontecimentos a partir de 1983, é sempre interessante saber como tudo começou. Além disso, Terry é uma personagem cativante, e é triste ler sua história sabendo de seu destino. Gloria, Alice, Ken e Andrew completam o grupo principal, trazendo a mesma cumplicidade que existe entre Mike, Will, Dustin, Lucas e Eleven.

Raízes do Mal se passa entre 1969 e 1970, e traz todo um contexto político, com a Guerra do Vietnã. Além de enriquecer a trama, o fato real e histórico se encaixou perfeitamente no propósito de Brenner e no enredo como  um todo. E o mais legal é que o livro evoca a mesma atmosfera de Stranger Things: ao mesmo tempo em que é uma história fácil de se envolver, traz muitas nuances em suas entrelinhas.

Título original: Suspicious Minds
Autor: Gwenda Bond
Editora: Intrínseca
Ano: 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s