Resenha de Intrusos – Adrian Tomine

Sonhos. Esperança. Perseverança. Desesperança. Redenção.

Intrusos é sobre tudo isso e mais um pouco. Nesta compilação de seis contos, o ilustrador e cartunista Adrian Tomine traduz em traços e cores o estilo de vida contemporâneo. Relações deturpadas, o excesso de conexão com o mundo exterior (e,  muitas vezes, a falta dela com o nosso mundo interior), as pesadas expectativas que os sonhos carregam, o dissabor de aceitar que chegou a hora de desistir… Já deu para entender que o autor gosta de assuntos incômodos e dolorosos, mas aos quais ninguém, infelizmente, está imune.

Tradução do japonês me chamou a atenção por praticamente não ter personagens, e ainda assim conseguir transmitir boas doses de melancolia e angústia. Já Triunfo e Tragédia me marcou pela forma como retrata a relação entre pai e filha, e como eles se conectam de maneira inesperada, em forma de sonhos, (des)incentivos e decepção. Com certeza, meus dois contos preferidos do livro!

Intrusos foi meu primeiro contato com Adrian Tomine (que, a título de curiosidade, assina capas da prestigiada revista New Yorker). E ainda é cedo para tirar uma conclusão, mas arrisco dizer que o cartunista e ilustrador é um verdadeiro paradoxo: com histórias sobre nada e sobre tudo, ele é tanto pungência quanto sutileza. Expõe nossas feridas, ao mesmo tempo em que as cura um pouquinho, com a certeza de que a solidão é um sentimento poderoso, mas não uma verdade absoluta.

Título original: Killing and Dying
Editora: Nemo
Autor: Adrian Tomine
Ano: 2015
Avaliação: 3,5 estrelas

unnamed

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s