Resenha de A Paciente Silenciosa – Alex Michaelides

Quando tinha 33 anos, Alicia Berenson matou seu amado marido, Gabriel. E desde então, há quase uma década, ela nunca mais falou. O psicoterapeuta forense Theo Faber sempre se interessou pelo caso. E quando vê a chance de atender Alicia, trabalhando no hospital psiquiátrico em que ela vive, ele não pensa duas vezes. Consumido pela ideia de desvendar a noite do crime, Theo fica cada vez mais obcecado pela história de Alicia. O que resta saber é se ele está realmente preparado para ouvir o que ela tem a dizer.

Uma grande sessão de terapia: essa é uma boa definição para A Paciente Silenciosa. A trama é narrada em primeira pessoa por Theo, que, no início, se aprofunda bastante na psicologia – de uma maneira didática, mas nunca monótona. A própria história do personagem, marcada por abusos emocionais e traumas, se torna o fio condutor da trama. Já Alicia, nós conhecemos por meio de seus diários, que também nos trazem detalhes sobre o passado. E aos poucos, vamos não só montando o quebra-cabeça, como também encontrando os paralelos entre as trajetórias do psicoterapeuta e de sua “paciente silenciosa”.

A ascendência grega de Alex Michaelides desempenha um papel interessante em A Paciente Silenciosa. Primeiro com Alceste, a princesa da mitologia grega, que é praticamente uma personagem do livro. Com ela, a trama quase se transforma em uma metáfora e se torna ainda mais poderosa em seus momentos simbólicos. As reviravoltas cumprem o papel de nos surpreender, mas a estrela dessa história é a forma como ela foi construída: com base na inevitabilidade das tragédias gregas.

No entanto, para além da psicologia e até mesmo da solução do crime, A Paciente Silenciosa me conquistou por propor a reflexão sobre quem realmente somos. É assustador pensar sobre como nosso passado tem o poder de determinar quem somos e o que fazemos. A sensação é a de que nossos maiores medos e traumas estão sempre à espreita. E se todos estivermos destinados a um fim específico, nem sempre feliz, como em uma verdadeira tragédia grega?

Título original: The Silent Patient
Editora: Record
Autor: Alex Michaelides
Ano: 2019
Avaliação: 4 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s