Resenha de Lady Killers: assassinas em série – Tori Telfer

Generosas doses de inteligência e manipulação, um pouquinho de tortura, muito sangue frioarsênico à vontade: acredite, isso é apenas uma parte das atrocidades que Lady Killers: assassinas em série guarda em suas páginas.

Inspirada em sua coluna homônima no site Jezebel.com, Tori Tolfer reuniu 14 assassinas que levaram o termo serial killer a um novo patamar. O “recorte vintage (o caso mais recente é o de Nannie Doss, que morreu em 1965) foi proposital e garantiu um tom ainda mais perturbador à obra de não ficção – castelos, calabouços, guerras e estradas inóspitas exemplificam bem o que quero dizer.

A escolha por retratar  mulheres que viveram há muito tempo também contribuiu para que Lady Killers se tornasse um livro ainda mais completo. Isso porque, além de nos contar toda a trajetória das assassinas em série, Tori Telfer também nos traz os contextos histórico e social da época em que cada uma viveu. Assim, fica muito mais fácil detectar as motivações para os assassinatos e entender como eles foram cometidos.

No entanto, mais do que uma obra sobre mulheres assassinas, Lady Killers é também a reivindicação da crueldade feminina. Eu sei que pode parecer estranho, mas a questão é que, ao longo dos anos, o termo serial killer sempre esteve atrelado aos homens. E as mulheres que cometeram crimes graves acabaram sexualizadas ou se transformaram em piada.

E foi exatamente para fugir de estereótipos lamentáveis (como, por exemplo, “vampira sexy”) que a autora fez uma verdadeira análise psicológica de cada uma das lady killers – sem esquecer do senso de humor e dos comentários recheados de sarcasmo. É verdade que muitas usaram a beleza e outros artefatos a seu favor. No entanto, o mais curioso é que, em diversos casos, as mulheres mataram por se sentirem oprimidas – seja por padrões da sociedade ou pelos próprios homens. Obviamente, nada disso justifica assassinatos em série. Mas não é novidade que esse é um padrão que se repete há séculos – literalmente…

Título original: Lady Killers
Editora: DarkSide Books
Autor: Tori Telfer
Ano: 2017
Avaliação: 4,5 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s