Seria eufemismo dizer que o verão é a estação preferida de Belly Conklin!
Os dias de sol, piscina e diversão na casa de praia dos Fisher já eram tradição antes mesmo de Belly nascer. E desde que se conhece por gente, ela espera ansiosamente pelo momento de reencontrar Susannah e os filhos, Conrad – seu primeiro e, até então, único amor – e Jeremiah – seu melhor amigo.
Os três se veem apenas durante a estação mais quente do ano, mas, a cada reencontro, a sensação é a mesma: de que nada mudou e nunca irá mudar! No entanto, no 16 verão de Belly, algo parece ter se transformado: Conrad está distante e nem se parece com o garoto que ela conhece; e Jeremiah ainda é o mesmo, mas uma revelação pode colocar a relação dos dois em risco.
Ninguém tinha dúvidas de que O verão que mudou minha vida seria uma delícia de ler! Mas se tem algo que Jenny Han sabe fazer é combinar uma história inegavelmente fofa com questões que vão além. Eu particularmente amo a forma como a autora trata de assuntos sérios e até pesados com sutileza e responsabilidade. A sensação não é a de “lição de vida”, e sim de “opa, essa realmente poderia ser eu!”. E é dessa forma que ela aborda problemáticas como divórcio e perda, criando uma forte conexão entre nós, leitores, e seus personagens.
No primeiro volume da trilogia Summer, Belly está prestes a fazer 16 anos. Mas, por meio dos flashbacks, somos transportados para os anos anteriores da personagem. E assim, Jenny Han não apenas nos oferece mais sobre a protagonista, como também cria um background para ela, de forma que tudo o que acontece no livro está inserido em um contexto e faz sentido.
A maneira como a autora explora a relação de Lara Jean com a mãe é, para mim, um dos pontos altos da série Para todos os garotos que já amei. E, ainda que a relação entre Belly e a mãe seja bem diferente, isso se repete em O verão que mudou minha vida. Um acontecimento específico da história me pegou de jeito – embora eu já imaginasse que fosse acontecer, a forma como tudo se desenrolou realmente mexeu comigo. E foi nesse ponto que o livro deixou de ser um young adult fofo para se tornar uma boa história sobre coming of age.
Em outras palavras: Jenny Han realmente me transportou para os verões de Belly – quase senti o sal do mar e o sol quente sobre a pele! E me fez lembrar do quanto é difícil crescer e entender que a vida é muito mais do que o primeiro amor – ou o primeiro coração partido. E tudo o que eu queria era poder dizer à Belly que nós somos capazes de nos acostumar a absolutamente tudo!
Título original: The summer I turned pretty
Editora: Intrínseca
Volumes seguintes: Sem você não é verão e Sempre teremos o verão
Autor: Jenny Han
Ano: 2009
Avaliação: 4,5 estrelas
Li a trilogia e acabei ainda mais apaixonada pela Jenny ! realmente ela faz nos sentirmos parte do livro, da história ! e queremos ser mais e mais! espero que vire filme também, com uma adaptação tão boa como todos os garotos.
Ela sabe como criar histórias encantadoras, né?? Também quero que vire filme ou série, mas que a Belly seja menos chata, hahaha!
[…] original: It’s not summer without you Editora: Intrínseca Volume anterior: O verão que mudou minha vida Volume seguinte: Sempre teremos o verão Autor: Jenny Han Ano: 2010 Avaliação: 4,5 […]
[…] original: We’ll always have summer Editora: Intrínseca Volumes anteriores: O verão que mudou minha vida e Sem você não é verão Autor: Jenny Han Ano: 2011 Avaliação: 4,5 […]