Resenha de A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson

Casa da Colina é conhecida por ser um local mal assombrado, onde ninguém quer botar os pés – especialmente quando escurece. Mesmo assim, a solitária Eleanor Vance fica radiante quando Dr. Montague a convida para passar alguns dias na Casa, a fim de fazer um experimento. A sensitiva TheodoraLuke Sanderson, o herdeiro da mansão, também são convidados para a aventura, que logo passa a ameaçar a sanidade de todos os envolvidos.

De uma coisa eu tenho certeza: Shirley Jackson sabe exatamente como nos transportar para os cenários de suas histórias. Assim como em Sempre vivemos no casteloA Assombração da Casa da Colina nos envolve com uma atmosfera inegavelmente sombria, porém extremamente sutil. E é exatamente essa sutileza que permite que a autora construa personagens dúbios, que nos manipulam durante toda a leitura.

Mas, apesar de adorar histórias construídas à base de detalhes que, muitas vezes, beiram o imperceptível, eu teria gostado mais se A Assombração da Casa da Colina tivesse mais acontecimentos – principalmente os sobrenaturais. Não me entendam mal, o livro tem boas “cenas de terror” (uma das melhores que já li, inclusive), mas no geral, deixa muito para a imaginação. E, confesso que, dessa vez, talvez eu quisesse mais respostas.

É interessante acompanhar a trajetória dos personagens durante a estadia na Casa da Colina, especialmente as interações entre Eleanor e Theodora. Contrastando com o restante da trama, o desfecho não tem nada de sutilsurpreendente, e até chocante, é daqueles que temos que ler e reler até realmente absorver! Apesar do título, o grande trunfo de A Assombração da Casa da Colina não é exatamente o sobrenatural. E sim, a forma como Shirley Jackson explora a insanidade, que não deixa de ser um tipo perigoso de assombração.

Título original: The Haunting of Hill House
Editora: Suma
Autor: Shirley Jackson
Ano: 1959
Páginas: 240
Avaliação: 3 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s