Resenha de A Vida do Livreiro A. J. Fikry – Gabrielle Zevin

“Nenhum home é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Esse é o slogan da charmosa livraria que A. J. Fikry comanda na pequena cidade de Alice Island. Mas a realidade do livreiro não poderia ser mais diferente: depois de ter a vida destruída por uma tragédia, A. J. é pura solidão e seu jeito amargo não permite que ninguém – nem mesmo os consumidores – se aproximem. Quando a situação parece não ter mais jeito, o livreiro é surpreendido por um pacote misterioso deixado em sua loja, e que irá transformar completamente sua vida.

Encantador. Não existe palava melhor para definir A Vida do Livreiro! Com um mix inesperado de sensibilidade e humor apurado, o livro nos apresenta a personagens peculiares e únicos, mas, de alguma forma, reais. Para nós, leitores, é fácil se identificar com A. J., apesar de seu jeito rabugento. Ao longo da história, no entanto, o livreiro nos surpreende com sua generosidade, e nos encanta ainda mais!

Embora seja uma trama relativamente simples (no bom sentido da palavra, A Vida do Livreiro também tem pitadas de mistério, com alguns dilemas e reviravoltas. Mas tudo nessa história, absolutamente tudo, nos leva de volta aos livros e ao impacto que eles podem causar em nossas vidas. E muitas das características e manias que Gabrielle Zevin incorporou nos personagens só poderiam ser entendidas e reconhecidas por verdadeiros leitores.

De forma singela e sutilA Vida do Livreiro emociona e traz aquele conforto que sentimos ao sermos compreendidos e aceitos. Poderia ser apenas a história de um apaixonado por livros, mas, na verdade, é muito mais. É a minha história, e a sua também. É a versão em ficção de como os livros nos unem e nos transformam. É o resgate dos motivos pelos quais amamos ler.

Título original: The Storied Life of A. J. Fikry
Editora: Paralela
Autor: Gabrielle Zevin
Ano: 2014
Páginas: 192
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s