O que você faria se soubesse o dia exato em que vai morrer?
Em 1969, no Lower East Side de Nova York, o assunto é um só: a mulher que dizem ser capaz de prever a data da morte de qualquer pessoa! Ainda crianças e adolescentes, e sem pensar nas consequências, os irmãos Varya, Daniel, Klara e Simon decidem consultá-la. O que eles nunca poderiam imaginar é que, reais ou não, as profecias feitas pela mulher ditariam suas vidas a partir de então.
Anos depois, a família é assolada por uma tragédia. E então, Klara e Simon se mudam para São Francisco, onde ela investe na tão sonhada carreira de ilusionista e ele vive todos os tipos de amor. No caminho contrário, Varya e Daniel, já na faculdade, voltam para casa a fim de reestabelecer a família Gold. Mais tarde, ela se dedica às pesquisas sobre longevidade, enquanto ele se torna médico do exército.
Eles não sabem, mas, a essa altura, já estão irremediavelmente condenados – não pelas previsões da mulher, mas pela forma como cada um escolhe lidar com elas.
É difícil não se interessar pela premissa de Os Imortalistas. No entanto, a obra de Chloe Benjamin se revela muito mais do que uma trama instigante e envolvente. É dolorosa e pungente e, exatamente por isso, simplesmente arrebatadora! Em uma atmosfera regada a misticismo, a autora desenvolve um romance contemporâneo que combina fantasia e dramas familiares. E se o ponto de partida da história soa irreal para a maioria dos leitores, as questões que se desenvolvem entre os Gold evocam o real, a empatia e a identificação.
A morte, e tudo aquilo que a cerca, é o fio condutor de Os Imortalistas. Mas, na verdade, a trama é muito mais sobre a vida e a forma como escolhemos vivê-la. Sobre como cada certeza se torna determinante justamente por conta da incerteza intrínseca tanto à vida quanto à morte. A história dos irmãos Gold, juntos e separados, flerta com religião e crença, mas, acima de tudo, brinca com a mágica da fé e os truques e ilusões a que a nossa existência nos submete. Joga uma nova luz sobre o poder das nossas escolhas e nos faz refletir não sobre destino, mas sobre sua inevitabilidade.
Título original: The Immortalists
Editora: HarperCollins Brasil
Autor: Chloe Benjamin
Ano: 2018
Páginas: 320
Avaliação: 5 estrelas
Republicou isto em Memórias ao Vento.
[…] melhor livro: Os Imortalistas, Chloe Benjamin (com menção honrosa a Pequenos incêndios por toda parte, Celeste Ng) ⠀ O pior […]