Resenha de Os Imortalistas – Chloe Benjamin

O que você faria se soubesse o dia exato em que vai morrer?

Em 1969, no Lower East Side de Nova York, o assunto é um só: a mulher que dizem ser capaz de prever a data da morte de qualquer pessoa! Ainda crianças e adolescentes, e sem pensar nas consequências, os irmãos Varya, Daniel, Klara e Simon decidem consultá-la. O que eles nunca poderiam imaginar é que, reais ou não, as profecias feitas pela mulher ditariam suas vidas a partir de então.

Anos depois, a família é assolada por uma tragédia. E então, Klara e Simon se mudam para São Francisco, onde ela investe na tão sonhada carreira de ilusionista e ele vive todos os tipos de amor. No caminho contrário, Varya e Daniel, já na faculdade, voltam para casa a fim de reestabelecer a família Gold. Mais tarde, ela se dedica às pesquisas sobre longevidade, enquanto ele se torna médico do exército.

Eles não sabem, mas, a essa altura, já  estão irremediavelmente condenados – não pelas previsões da mulher, mas pela forma como cada um escolhe lidar com elas.

É difícil não se interessar pela premissa de Os Imortalistas. No entanto, a obra de Chloe Benjamin se revela muito mais do que uma trama instigante e envolvente. É dolorosa e pungente e, exatamente por isso, simplesmente arrebatadora! Em uma atmosfera regada a misticismo, a autora desenvolve um romance contemporâneo que combina fantasia e dramas familiares. E se o ponto de partida da história soa irreal para a maioria dos leitores, as questões que se desenvolvem entre os Gold evocam o real, a empatia e a identificação.

A morte, e tudo aquilo que a cerca, é o fio condutor de Os Imortalistas. Mas, na verdade, a trama é muito mais sobre a vida e a forma como escolhemos vivê-la. Sobre como cada certeza se torna determinante justamente por conta da incerteza intrínseca tanto à vida quanto à morte. A história dos irmãos Gold, juntos e separados, flerta com religião e crença, mas, acima de tudo, brinca com a mágica da fé e os truques e ilusões a que a nossa existência nos submete. Joga uma nova luz sobre o poder das nossas escolhas e nos faz refletir não sobre destino, mas sobre sua inevitabilidade.

Título original: The Immortalists
Editora: HarperCollins Brasil
Autor: Chloe Benjamin
Ano: 2018
Páginas: 320
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

Um pensamento sobre “Resenha de Os Imortalistas – Chloe Benjamin

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s