Resenha de O Diário de Anne Frank – Anne Frank

Anne Frank sonhava em se tornar escritora. E, ainda que sem saber, escreveu o que acabou se tornando um dos livros mais lidos de todos os tempos. É difícil encontrar alguém que não saiba do que se trata O Diário de Anne Frank. E é praticamente impossível ler sua história real e sem lamentar – não apenas por Anne, mas por todos aqueles que perderam a vida de maneira tão cruel durante a Segunda Guerra Mundial.

Em junho de 1942, durante a ocupação nazista na Holanda, Anne e sua família judia decidiram se esconder no anexo do escritório de seu pai, Otto Frank. Para driblar o tédio, a garota começou a escrever um diário, que realmente se tornou uma espécie de melhor amiga. Em seus registros, Anne não apenas narrava em detalhes o dia a dia dos confinados, como também expressava com total honestidade seus pensamentos e sentimentos.

Muitos se surpreendem quando descobrem que Anne não era a mais doce das garotas. Pelo contrário! De temperamento forte, ela beirava o insuportável em muitos momentos. Mas, sempre fiel aos seus princípios, Anne era, definitivamente, uma garota à frente de seu tempo – que mulher teria se tornado! – e também um retrato real do coming of age. E se essa já é uma fase difícil em condições normais, imagine enfrentá-la isolada de tudo e cheia de privações, enquanto as incertezas de uma guerra ameaçam sua vida?

Em agosto de 1944, o anexo foi descoberto e Anne foi enviada ao campo de concentração Bergen-Belsen, onde contraiu tifo e acabou falecendo. E  p ara mim, o mais devastador não foi conhecer a história da garota sabendo de seu desfecho. E sim, descobrir que, apesar de todas as dificuldades, ela realmente acreditava que viveria para ver o fim da guerra e deixar o confinamento. Mas sua trajetória era mais do que ficção e não poderia ser alterada. E, por um lado, fico feliz que tenha sido assim! Pois não existem lições e legados mais poderosos do que aqueles que vêm de vidas que realmente existiram.

Título original: Het Achterhuis
Autor: Anne Frank
Ano: 1947
Páginas: 439
Avaliação: 4 estrelas

*Audiobook cedido pela Ubook!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s