Resenha de Paciência – Daniel Clowes

Jack e Paciência vão ser pais e, apesar da falta de dinheiro, estão radiantes com a notícia. Mas a bolha de felicidade estoura quando ele volta para casa e descobre que a esposa foi assassinada. Obcecado por descobrir quem a matou, Jack não se cansa de refazer seus passos e de se torturar por não encontrar a verdade. É quando ele descobre uma maneira de voltar no tempo e, quem sabe, impedir a morte de Paciência. No entanto, mais do que mudar o curso da história, Jack tem a oportunidade de conhecer novos detalhes da vida da esposa e, assim, também descobrir mais sobre si mesmo.

Acredito que todo mundo já tenha, pelo menos uma vez, desejado a chance de refazer uma parte da história. E é por isso que as tramas que envolvem viagem no tempo sempre nos instigam. Afinal, é uma fantasia que a maioria, se não todos, compartilha. E em PaciênciaDaniel Clowes leva o recurso ao extremo: não deixa de explorar a Teoria do Caos e o clássico “e se…?”, mas explora ainda mais a solidariedade e a empatia. Afinal, as razões de Jack não poderiam ser mais nobres, no entanto, também existem erros no meio do caminho. Mas será que você não faria o mesmo no lugar do protagonista?

Envolvente desde a primeira página, Paciência já começa arrebatando. Impossível não devorar a graphic novel e difícil não se sentir tocado pela história do casal protagonista. Sabe aquela sensação de que algo sempre acontece quando tudo parece bom demais para ser verdade? Pois foi assim que me senti com a leitura. Assim como Ghost WorldPaciência traz personagens com passados obscuros e atitudes duvidosas. Mas, por outro lado, conta com uma trama muito mais consistente e que não deixa de ser uma poderosa história de amor.

Título original: Patience
Editora: Nemo
Autor: Daniel Clowes
Ano: 2016
Páginas: 187
Avaliação: 4 estrelas

*Paciência faz parte do projeto #Lendo1GraphicNovelPorMês

Anúncios

Um pensamento sobre “Resenha de Paciência – Daniel Clowes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s