Resenha de A Marcha (Livro #1) – John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell

segregação racial sempre existiu e, talvez, sempre exista. E se por um lado é impossível entender como o preconceito tomou tais proporções, por outro, há sempre a esperança de dias melhores. E eu acredito que A Marcha, de John Lewis, seja exatamente sobre isso!

John Lewis sempre atuou na área de direitos civis e, como membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, se tornou um dos símbolos dos movimentos pelo fim da segregação racial. No primeiro volume de A Marcha, o parlamentar narra boa parte de sua trajetória, desde a infância no Alabama e o encontro com Martin Luther King Jr. até a chegada ao Congresso norte-americano.

O formato de graphic novel foi uma ótima escolha para A Marcha porque, como gosto de dizer, traz leveza ao que é pesadodensidade ao que é leve. As ilustrações em preto e branco de Nate Powell são incríveis e traduzem muito bem a atmosfera da história. Mas o que mais me encantou foi a forma como a honestidade e a humildade parecem transbordar da narrativa criada por John Lewis e Andrew Aydin.

O encontro com Martin Luther King Jr. é, claro, o destaque de A Marcha. E foi incrível “testemunhar” a troca que aconteceu entre os dois: Martin Luther King Jr. pode ter sido a grande inspiração do jovem John Lewis, mas também foi muito inspirado por ele. Afinal, não existe nada mais incrível e motivador do que encontrar pessoas que compartilhem nossos ideais e que estejam dispostos a levá-los adiante – que é exatamente o que o parlamentar faz até hoje!

Sem abrir mão da realidade, A Marcha nos mostra o lado inspirador da luta contra a segregação racial e deixa claro que, como tudo na vida, o preconceito tem dois lados: se segrega, agride e choca, também une, compartilha e transforma.

Título original: March: Book One
Editora: Nemo
Volumes seguintes: March: Book Two March: Book Three
Autores: John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell
Ano: 2013
Páginas: 128
Tempo de leitura: 1 dia
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

Um pensamento sobre “Resenha de A Marcha (Livro #1) – John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s