Resenha de Aqui – Richard McGuire

Ainda na década de 1980, Richard McGuire publicou um trabalho em uma revista independente. E sua ideia fez tanto sucesso que, quase 30 anos depois, deu origem ao inovador Aqui. Pode parecer estranho, mas o livro conta a história do canto de uma casa ao longo de centenas de milhares de anos – ou seja, antes mesmo de ser o canto de uma casa. E apesar de ser oficialmente uma graphic novel, é diferente de absolutamente tudo que já li.

Além de não seguir a ordem cronológica, a narrativa de Aqui ainda mistura dois, três, quatro anos  diferentes ou mais em uma página só. Parece confuso e realmente é, mas não de uma maneira ruim. Porque é esse recurso (genial, diga-se de passagem) que evidencia o contraste entre as diferentes épocas, propondo uma série de reflexões surpreendentes ao leitor. E tudo, absolutamente tudo, nesse livro é uma questão de interpretação e perspectiva!

Muitas páginas de Aqui mexeram bastante comigo. O vazio do passado, de milhares de anos Antes de Cristo, me assustou. E a incerteza sobre o futuro também. O passado não tão distante é nostalgia pura, enquanto o presente é um retrato fiel dos nossos tempos. O livro gira em torno dos mesmos metros quadrados, mas, ao mesmo tempo, parece contar a história da humanidade. É como se diferentes dimensões não só colidissem como também se fundissem.

Difícil de descrever, Aqui é um livro sobre ciclos. Sobre tudo e sobre nada. Sobre como as coisas mudam, ao mesmo tempo em que permanecem as mesmas. Só lendo para realmente entender.

Título original: Here
Editora: Quadrinhos na Cia.
Autor: Richard McGuire
Ano: 2014
Páginas: 304
Tempo de leitura: 1 dia
Avaliação: 5 estrelas

*Aqui faz parte do projeto #Lendo1GraphicNovelPorMês

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s