Resenha de Fantasma (Track #1) – Jason Reynolds

Vocês precisam conhecer Castle Cranshaw – que também atende pelo nome de Fantasma. Ele sonha em se tornar jogador de basquete, é viciado no livro dos recordes e tem um talento especial: correr. Fantasma é impulsivo e, quando escuta o que não quer (o que acontece com bastante frequência), é quase impossível controlar sua raiva. Quase por acaso, ele acaba entrando para uma equipe de atletismo e o treinador só faz uma exigência: que ele mantenha a disciplina. No entanto, as sombras de um passado complicado fazem com que essa seja uma tarefa difícil para Fantasma.

Sabe aquele livro que chega como quem não quer nada e acaba te conquistando completamente? Fantasma foi assim! Comecei a leitura quase por acaso – tinha uma consulta no médico e ele era o único livro à mão. E logo nas primeiras páginas, o protagonista me ganhou com toda sua pureza e espontaneidade! No entanto, não seria coerente que o personagem, com toda a bagagem que carrega, tivesse apenas qualidades. Mas Jason Reynolds mostra as falhas de Fantasma com tanta honestidade, que é quase impossível não compreendê-las. Tanto é que, em certos momentos, tudo o que eu queria era poder acolhê-lo e guiá-lo!

trama de Fantasma é super simples, o que combina perfeitamente com a proposta da história. Afinal, o que faz com que um livro seja bom é a forma como ele se conecta com o leitor. E, para mim, é praticamente impossível ler a obra de Jason Reynolds e não criar empatia, não se identificar. Provavelmente, você não passou exatamente pelo que Fantasma passou. Mas enfrentou outros obstáculos, se sentiu perdido e cometeu erros. E eu espero que também tenha encontrado formas de se reconstruir. Porque, na noite em que se descobriu um corredor, Fantasma perdeu o chão. Mas foi também naquela noite que começou a encontrar o seu caminho.

Título original: Ghost
Editora: Intrínseca
Volumes seguintes: Patina, Sunny Lu
Autor: Jason Reynolds
Ano: 2016
Páginas: 208
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s