Resenha de Justin – Gauthier

Justine nasceu em 1983 e, desde sempre, soube que era um menino preso em um corpo de menina. Na verdade, ela tinha a certeza de que todos sabiam disso – menos seus pais. Durante a infância e a adolescência, Justine tentou “ser quem deveria”, até encontrar a coragem de se tornar quem sempre foi e abraçar sua verdadeira identidade. E foi assim que nasceu Justin.

Se a transexualidade ainda pode ser considerada um tabu em 2018, imagine em 1983? E acredito que esse seja o ponto de partida de Justin. O protagonista nunca teve dúvidas sobre quem era e como se sentia, mas a sociedade e, pior, seus próprios pais fizeram com que ele lutasse contra sua natureza. Em partes, é difícil colocar 100% da culpa nos pais, já que, naquela época, a ignorância em torno do assunto era absurda. Mas, por outro lado, não temos como defendê-los da negligência – e isso, com certeza, não só existiu, como predominou!

Confesso que achei Justin um pouco superficial e gostaria de ter acompanhado mais da jornada do personagem. Ao mesmo tempo, fica claro que essa era a proposta da obra de Gauthier. E, de qualquer forma, é inegável que, mesmo com poucas páginas e até poucas palavras, a história falou sobre tudo o que era importante: ignorância, negligência, preconceito, bullying, negação e aceitação. Gostei muito da forma como Justin sempre se conheceu e a graphic novel mostra como isso foi fundamental para que ele tivesse coragem de seguir o seu caminho. E não existe mensagem mais poderosa do que essa – seja qual for a sua jornada!

Título original: Justine
Editora: Nemo
Autor: Gauthier
Ano: 2013
Páginas: 104
Tempo de leitura: 1 dia
Avaliação: 4 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s