13 releituras para 2018

Eu sempre achei que reler um livro era besteira, quase perda de tempo. Afinal, você já sabe tudo o que vai acontecer na história! Mas tudo mudou em 2013, quando comprei um box novo de A Mediadora, de Meg Cabot (uma das minhas séries favoritas de todos os tempos!). A princípio, a ideia era apenas completar a coleção de seis livros, já que eu havia emprestado o primeiro volume, que nunca voltou. No entanto, já fazia 7 anos que eu havia lido a saga de Susannah Simon e, quando olhei para os livros, pensei “por que não?”. Resultado: peguei gosto por releituras, tanto é que, em 2015/2016, reli tooooda a série de novo, hahaha!

Desde então, todo ano eu revisito um ou mais livros que já li e amo. E é incrível como sempre dá para descobrir algo novo sobre a história! Por isso, para 2018, eu preparei uma lista com 13 releituras (sem contar cada volume das séries) que eu gostaria de fazer. É claro que não vou conseguir reler tudo, mas não custa sonhar…

A Mediadora, Meg Cabot
A Mediadora
dispensa apresentações, porque já contei tudo lá em cima! Mas, para me justificar, quero dizer que li a série pela primeira vez em 2006 (já faz 12 anos!!!) e eu não tenho culpa se sinto tanta saudade de Susannah e (principalmente) Jesse…

A Revolução dos Bichos, George Orwell
Li A Revolução dos Bichos pela primeira vez em 2011, quando estava começando a expandir meus horizontes literários e tentando ler mais clássicos. Já fazia algum tempo que queria reler a obra de George Orwell, mas, com tantos livros para ler, acaba sempre ficando para depois. Eis que, no comecinho de 2018, eu olhei para ele na estante e pensei “agora é a hora!”. E foi mesmo! Gostei ainda mais do livro, por confirmar o quanto ele é atual e atemporal e também pude perceber aspectos que haviam passado batido há 7 anos!

Anna e o Beijo Francês, Stephanie Perkins
Anna e o Beijo Francês é um dos meus young adults favoritos – e olha que já li muitos! Li pela primeira vez em 2011 e, no final de 2014, fiz a releitura em inglês (outra coisa que adoro fazer!). Mais do que a história que Stephanie Perkins criou, amo a atmosfera e o magnetismo que existe entre o casal protagonista. Sim, duas leituras do mesmo livro poderiam bastar, mas não quando se fala em Etienne St. Clair

As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky
Acredito que seja seguro dizer que As Vantagens de Ser Invisível foi um dos livros que mais mexeram comigo na vida! Primeiro, porque é difícil ler essa história e ficar indiferente. Mas a questão é que o li em uma época complicada, em que foi muito fácil me conectar com Charlie. E é exatamente por isso que quero, mas tenho receio de reler a obra de Stephen Chbosky. Porque revisitá-la com certeza vai me trazer muitas lembranças…

Cabeça de Vento, Meg Cabot
Mais uma série de Meg Cabot que eu adoro – embora não tanto quanto A Mediadora! Li o primeiro volume da trilogia Cabeça de Vento em 2011 e, apesar do título engraçado, posso assegurar que a trama é boa, no melhor estilo da autora! Como já faz uns 4 ou 5 anos que terminei a série, começou a bater aquela saudade da história…

Capitães da Areia Mar Morto, Jorge Amado
Já contei várias vezes que, até os 17 anos, ler era sinônimo de tortura para mim. Então, eu até comprava os livros que mandavam ler na escola, mas nunca passava da página 50. No entanto, a história foi bem diferente com dois clássicos da literatura brasileira: comecei a ler Mar MortoCapitães da Areia achando que eles apenas aumentariam a minha pilha de livros abandonados. Mas não é que Jorge Amado me surpreendeu? Eu li os dois em 2001, então confesso que não lembro muito das tramas. No entanto, nunca vou esquecer da felicidade que senti quando percebi, pela primeira vez, que poderia (quem sabe um dia) ser uma leitora! Curiosíssima para revisitar essas histórias!

Insurgente e Convergente, Veronica Roth
Em 2014, Divergente também se tornou uma das minhas séries favoritas. Reler a saga de Veronica Roth era uma vontade antiga e, no final do ano passado, arranjei um tempinho para isso. Mas devo confessar que reencontrar Tris e Four não foi tãããão legal quanto eu esperava… Por isso, desanimei um pouco de reler Insurgente e Convergente. Mas preciso terminar o que (re)comecei, né?

Isla e o Final Feliz, Stephanie Perkins
Três anos depois de ler Anna e o Beijo Francês, me apaixonei por Isla e o Final Feliz (que é o terceiro livro da série de companion books de Stephanie Perkins). Como já reli (e quero reler de novo) Anna, pensei em revisitar Isla e Josh também!

Jogos Vorazes, Suzanne Collins
Eu relutei tanto em ler Jogos Vorazes, mas, quando o fiz, em 2013, ela se tornou uma das minhas séries favoritas! Dois anos depois, reli os três livros para assistir ao último filme da saga (até contei aqui como foi essa releitura), mas já está batendo a saudade de novo… Tenho um projeto de releitura da série de Suzanne Collins em andamento, vamos ver se sai do papel!

Quem é você, Alasca?, John Green
Tá aí um livro que eu morro de medo de reler: Quem é você, Alasca? Li o primeiro livro de John Green em 2013, na mesma época complicada que li As Vantagens de Ser Invisível e a leitura também mexeu demais comigo! E como minha opinião sobre o autor mudou um pouco desde então, tenho receio de revisitar a história (que é uma das minhas favoritas da vida!) e descobrir que não era tudo isso…

O Segredo de Emma Corrigan, Sophie Kinsella
Li O Segredo de Emma Corrigan em 2006 e lembro que gostei demais da história – no melhor estilo chick lit! Faz anos que estou para relê-la, mas, com tantas leituras para fazer, fica difícil encaixar tudo. No entanto, algumas amigas leram a obra de Sophie Kinsella recentemente, e aí eu fiquei com ainda mais saudades. Vou fazer de tudo para fazer a releitura ainda em 2018!

Para todos os garotos que já amei, Jenny Han
Quem já leu Para todos os garotos que já amei sabe como essa história nos deixa com saudades!! Eu comecei a ler a série de Jenny Han no final de 2015 e terminei no ano passado, quando foi publicado Agora e para sempre, Lara JeanE como a leitura é deliciosa e super leve, tenho pensando seriamente em reler a trilogia!

E vocês, gostam de fazer releituras? O que pretendem reler esse ano?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s