Resenha de Cicatrizes – David Small

Cicatrizes é o sincero e comovente relato autobiográfico de David Small. Aos 14 anos, o ilustrador foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pescoço. Para ele, tudo não passava de um simples e inofensivo procedimento. No entanto, ao acordar, Small soube que uma de suas cordas vocais fora removida, deixando-o praticamente mudo. Pouco depois, tudo fez sentido, quando, sozinho, ele descobriu que havia sido vítima de um câncer.

A história começa quando Small tem apenas 6 anos. E em poucas páginas, já fica claro que a relação do autor com os pais é permeada por mágoas e ressentimentos, que parecem sempre ter existido entre eles. A infância do ilustrador foi marcada pela negligência, o que, surpreendentemente, não mudou com a descoberta do câncer – pelo contrário! E, por isso, é impossível conhecer a história de Small e ficar indiferente.

Por ser ilustrador (de livros infantis), foi natural que Small escolhesse contar sua história em uma graphic novel. Cicatrizes tem muito mais ilustrações do que diálogos ou textos, o que funciona muito bem – e não só pela alusão ao problema do autor. Mas principalmente porque as expressões faciais estampadas nas páginas traduzem seus complexos sentimentos com perfeição.

David Small sempre gostou de desenhar e escrever. E a perda de boa parte da voz foi como uma metáfora para sua própria trajetória. Afinal, de certa forma, a nova condição fez com que ele encontrasse seu caminho cedo – Small se tornou ilustrador com apenas 16 anos. E os quadrinhos devolveram a ele a voz e a capacidade de se expressar. Ao mesmo tempo, a história de Small deixa claro que palavras não ditas, muitas vezes, são melhores para expressar alguns sentimentos.

Título original: Stitches: A Memoir
Editora: Leya Cult
Autor: David Small
Ano: 2009
Páginas: 331
Tempo de leitura: 1 dia
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s