Resenha de O Exorcista – William Peter Blatty

Quando se mudaram para Washington, a famosa atriz Chris MacNeil e sua filha, Regan, não poderiam imaginar o que estavam prestes a enfrentar. Afinal, o que começou como uma doença mental acabou se revelando uma possessão demoníaca.

>> Encontre o melhor preço de O Exorcista

Ler o livro que deu origem a um dos filmes que você mais ama na vida pode ser difícil. Mas não foi o caso de O Exorcista. Absurdamente fluida desde a primeira página, a obra de William Peter Blatty surpreende pela sutileza e, assim, assombra da maneira mais eficaz e perturbadora.

Longe de ser “terror pelo terror”, o livro traz personagens ainda mais tridimensionais e um contexto mais completo. Ao sabermos do passado de Chris MacNeil e do Padre Karras, cada parte da trama faz ainda mais sentido. A história também é enriquecida com a parte investigativa, que, no filme, não ganha tanto destaque.

Outra surpresa de O Exorcista é a forma como a história acaba sendo também sobre maternidade. Apesar de ser ateia, Chris não hesita em acreditar que Regan esteja possuída pelo demônio, se isso significar salvar a vida de sua filha. Em contrapartida, refletimos sobre a fé quando o Padre Karras deixa o lado psiquiatra falar mais alto ao relutar em acreditar na possessão da menina, apesar de todas as evidências.

Um verdadeiro clássico, O Exorcista é também um divisor de águas no gênero de terror. Porque retrata o lado mais cinematográfico de uma possessão e de um exorcismo, mas também se conecta com a realidade de que a força demoníaca se alimenta de nossos erros e culpas. E a cura não está (só) na em Deus, mas, sim, em algo muito mais democrático e universal – o amor.

Título original: The Exorcist
Editora: HarperCollins Brasil
Autor: William Peter Blatty
Ano: 1971
Páginas: 331
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

3 pensamentos sobre “Resenha de O Exorcista – William Peter Blatty

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s