Os melhores livros de 2017

Prontos para continuar a eterna despedida do ano que passou? No post de hoje, compartilho os meus 10 livros preferidos de 2017! Elaborar essa lista nunca é fácil, mas admito que, desta vez, não foi TÃO difícil, pois acho que algumas leituras realmente se destacaram. E como sou uma leitora muito eclética (hahaha, brincadeira!), tem opções para todos os gostos: da fantasia à não ficção, do thriller ao romance contemporâneo!

Harry Potter e a Ordem da Fênix, J. K. Rowling
Não foi à toa que escolhi Harry Potter e a Ordem da Fênix como meu livro preferido e 2017! Eu já havia gostado bastante de Cálice de Fogo, mas, para mim, é no quinto livro da série que o cerne da questão realmente vem à tona. Além do retorno de Você-sabe-quem e de tudo o que isso implica, Ordem da Fênix traz grandes revelações sobre a história de Harry, além de contar com os jogos políticos, detalhes e sutilezas que eu tanto amo! E o que dizer do final do livro, com tantas batalhas, reviravoltas e lágrimas?

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, J. K. Rowling
Se Ordem da Fênix foca nas questões políticas da história, Harry Potter e o Enigma do Príncipe começa a realmente explicar a trama. No sexto volume da série, J. K. Rowling nos bombardeia com tantas descobertas, revelações e acontecimentos, que é impossível não querer devorar o livro. O que mais gosto em Enigma de Príncipe é a forma como a autora nos mostra a lealdade e a cumplicidade que existem entre Harry e Dumblebore – sem clichês ou frase prontas, mas com toda sensibilidade e verdade! E o desfecho do volume não poderia ser uma deixa melhor para o último da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Harry Potter e as Relíquias da Morte, J. K. Rowling
O primeiro e o último volume são os mais importantes de uma série (ainda mais uma tão longa quanto HP). Então, não poderia deixar Harry Potter e as Relíquias da Morte de fora do meu top 10. Afinal, é no sétimo volume da saga que J. K. Rowling amarra todas as pontas soltas da história, nos presenteando com uma trama que tem de tudo um pouco: emoção, aventuras, reviravoltas, revelações e muitas, muitas lágrimas. E aí o que fica é a saudade…

Matéria Escura, Blake Crouch
Matéria Escura
 é a prova de que a combinação thriller + sci-fi + multiverso tem tudo para dar certo! Afinal, foi com esses ingredientes que Blake Crouch criou uma trama extremamente envolvente e intrigante – como quase tudo o que envolve realidades paralelas. O melhor é que o autor encontrou um equilíbrio perfeito entre cada faceta da trama: o ritmo alucinante vem do thriller; a base da história é 100% ficção científica; mas o cerne da questão são as reflexões, o famoso “e se…?”.

O Livro dos Baltimore, Joël Dicker
O Livro dos Baltimore
 é um companion book de A verdade sobre o caso Harry Quebert, que eu amo! Por isso, assim que soube do novo livro de Joël Dicker, já adicionei-o à minha wishlist. No entanto, eu não sabia exatamente o que esperar da história, então, tentei conter minhas expectativas. E acabei surpreendida por uma trama intensa sobre amor, admiração e cumplicidade. E foi por causa da sensibilidade ímpar que O Livro dos Baltimore entrou para a lista de favoritos até aqui!

Os Descendentes, Kaui Hart Hemmings
adaptação de Os Descendentes é um dos meus filmes preferidos da vida! Por isso, fiquei muito aliviada quando li a obra de Kaui Hart Hemmings e descobri que o longa traduz muito bem a atmosfera e a essência da história. No entanto, como de costume, tudo é muito mais intenso no livro, ainda mais em se tratando de uma trama que tem a perda e o luto como pontos centrais. Apesar disso, a autora conseguiu deixar a história um pouco mais leve e divertida, com doses certeiras de humor. Sensível e brutal, trágico e cômico!

Por trás de seus olhos, Sarah Pinborough
O que falar sobre o livro mais “desmaiante” de 2017Por trás de seus olhos parece mais um thriller psicológico que envolve triângulo amoroso, mind games e casais desajustados. E, de certa forma, é exatamente o que Sarah Pinborough entrega ao leitor – e, diga-se de passagem, com maestria! No entanto, nas páginas finais, tudo muda de figura e é difícil falar sobre esse plot twist (um dos maiores ever!) sem dar spoilers. Então, vou apenas dizer: leia e surpreendam-se!

Suicidas, Raphael Montes
Desde que conheci Raphael Montes, sempre me disseram para ler Suicidas, que foi o primeiro livro do autor. Demorei, mas segui os conselhos e me surpreendi este se tornou o meu preferido do escritor! Em Suicidas, Raphael Montes prende e manipula o leitor e não economiza em detalhes sórdidos e sangrentos. Como a trama é narrada em passado e presente, todos os capítulos contam com grandes revelações, o que torna a leitura mais dinâmica e viciante. E como bom aprendiz de Stephen King, o autor se dedica totalmente a dissecar o lado mais sombrio da mente humana – e o faz muito bem!

Tudo o que nunca contei, Celeste Ng
Talvez seja seguro dizer que Tudo o que nunca contei foi a grande surpresa até aqui. Eu esperava um bom livro, sim, mas nunca imaginei que a obra de Celeste Ng seria tão arrebatadora! Ao contar a história da Família Lee, que se passa na década de 1970, a autora fala sobre um tipo “diferente” de preconceito, o papel que a sociedade estabeleceu para a mulher e, principalmente, como o passado dos nossos pais (e avós, bisavós, etc.) definem a nossa trajetória.

Últimas Mensagens Recebidas, Emily Trunko
Última Mensagens Recebidas
 nasceu do Tumblr The Last Message Received, em que Emily Trunko compartilha as últimas mensagens que diversas pessoas ao redor do mundo receberam antes de um fim – seja ele a morte, o término de um namoro ou até de uma amizade. Nem é preciso dizer que a leitura é densa e angustiante, daquelas que nos fazem refletir muito e realmente prestar atenção em nossas atitudes. Mas é também redentora, e faz com que pensemos no verdadeiro poder das palavras!

Qual o top 10 de 2017 de vocês?
E da minha lista, vocês leram ou querem ler algum?

Anúncios

Um pensamento sobre “Os melhores livros de 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s