Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Roteiro Original marca a estreia de J. K. Rowling como roteirista de cinema. Como o título já denuncia, a obra traz o roteiro do filme homônimo, lançado em 2016. No longa, Eddie Redmayne vive Newt Scamander, o magizoólogo e autor do livro didático Animais Fantásticos e Onde Habitam, que faz parte do currículo de Hogwarts.
A história narra as aventuras de Newt em Nova York, que deveria ser apenas uma parada em sua viagem. No entanto, quando alguns animais mágicos escapam da misteriosa maleta de Newt, ele é obrigado a estender sua estadia – o que, claro, significa perigo para todos – desde o próprio magizoólogo e os animais até a comunidade bruxa e os trouxas americanos.
Eu assisti a Animais Fantásticos e Onde Habitam logo após ler o livro “escrito por Newt Scamander”, e tudo ainda estava bem fresco na minha memória – mesmo assim, não resisti a O Roteiro Original! Assim como todo livro que segue tal formato, a obra não traz muitas novidades em relação ao longa. Afinal, é a transcrição na íntegra das falas e ambientações que aparecem na tela. No entanto, também é possível reparar em detalhes e nuances que acabam passando despercebidos no filme.
Também é comum que os livros em formato de roteiro sejam super fáceis de ler – como é o caso de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Mas, por algum motivo que até agora não entendi, o início de Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Roteiro Original é um pouco truncado. De qualquer forma, logo a trama engrena e a leitura se torna fluida e fácil. Um ponto a se destacar é o capricho com a edição: além de ser hardcover com jacket e acabamento metalizado, o livro tem uma diagramação linda, com várias ilustrações!
Título original: Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Original Screenplay
Editora: Rocco
Autora: J. K. Rowling
Publicação original: 2016