Resenha de O médico e o monstro: o estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde – Robert Louis Stevenson

Gabriel John Utterson foi o advogado responsável pelo testamento em que o médico e amigo pessoal, Henry Jekyll, deixa todo seu legado ao misterioso Edward Hyde. Após um oportuno encontro com Hyde, Utterson começa a investigar a relação entre os dois e faz descobertas que jamais havia imaginado.

>> Encontre o melhor preço de O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro é um clássico do horror, e eu, que tanto amo o gênero, não poderia deixar de lê-lo. Assim como Frankenstein e Drácula, que também são obras icônicas de terror, a história de Robert Louis Stevenson retrata uma criatura misteriosa, tem linguagem rebuscada (afinal, foi escrito no século 19) e também o mesmo estilo de narrativa. A grande diferença entre elas é o tamanho: enquanto as tramas de Mary Shelley e, principalmente, de Bram Stoker são relativamente longas, O Médico e o Monstro é uma história curta e sem maiores desdobramentos – ou seja, é possível lê-la em um dia!

Mas, apesar de ser pequeno, o livro conta com mistérios e reviravoltas, o que contribui para que a leitura seja ainda mais rápida. E mais do que trazer o eterno embate entre o bem e o mal, o autor retrata a dicotomia com que o ser humano sempre precisa lidar – e como a ambição, muitas vezes, não permite que ele o faça de maneira digna.

Imagino que O Médico e o Monstro tenha sido uma obra muito mais impactante no século 19 e no início do século 20 – afinal, o ponto central da história já foi muito explorado desde seu lançamento. No entanto, isso não tira o “brilho” da trama e, no final, tudo realmente faz sentido.

Título original: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Editora: Penguin Companhia
Autor: Robert Louis Stevenson
Ano: 1886
Páginas: 160
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s