Semana especial Tartarugas até lá embaixo: sobre os outros livros de John Green

No penúltimo dia da Semana especial Tartarugas até lá embaixo, vamos falar um pouquinho sobre os outros livros de John Green. Afinal, o que a nova obra do autor tem em comum com as anteriores? É inevitável comparar? E, para falar sobre tudo isso, escolhi meus livros  preferidos de John Green, que são Quem é você, Alasca?A culpa é das estrelas.

Tartarugas até lá embaixo é um livro típico de John Green e que, apesar de não ser tão emocionante quanto meus dois favoritos, reúne as melhores características do autor: os distúrbios psicológicos em foco, o inevitável coming of age, uma pitada de mistério, um pouco de romance, as referências à cultura pop, as curiosidades (como o tal do tuatara) os personagens peculiares e por aí vai…

Uma coisa que achei curiosa é que todas as histórias de John Green tem personagens femininas fortes (cada uma à sua maneira), no entanto, apenas A culpa é das estrelas tinha, até então, uma menina como protagonista. E, ao que tudo indica, o autor gostou da experiência, já que escolheu Aza para ser o centro de Tartarugas até lá embaixo – e, particularmente, acho que ele se sai muito bem “como garota”. Além de serem vozes femininas, Aza e Hazel Grace, de A culpa é das estrelas, também têm pontos em comum. E o principal é a forma como elas lidam com suas doenças (embora o nível de gravidade seja diferente): de maneira quase irreverente, mas também vulnerável, e o principal – sem excesso de autopiedade. Já com Quem é você, Alasca?, Tartarugas até lá embaixo compartilha o toque de mistério, a forma como os personagens lidam com a perda e um certo ar “épico”.

Agora, vou confessar para vocês que eu gostaria que John Green tivesse desenvolvido um pouquinho mais o lado romântico da história. Na verdade, eu acho que a relação entre Aza e Davis é perfeita e fez todo o sentido. Mas meu lado fofinha queria ter visto um pouco mais de ação nesse sentido – que, aliás, não falta em A culpa é das estrelasQuem é você, Alasca?.

Mais posts da Semana especial aqui!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s