Tartarugas até lá embaixo é o primeiro livro de John Green em 5 anos. Então, para comemorar o lançamento, a Intrínseca propôs uma Semana especial todinha dedicada à nova obra do autor! Tenho visto que muitos leitores estão com a mesma dúvida sobre o livro: ler ou não ler, eis a questão! Também era o meu caso, mas, ainda bem, decidi dar mais uma chance a John Green. Então, para o primeiro dia, decidi listar 8 motivos para ler Tartarugas até lá embaixo:
1. Além de ser o primeiro livro de John Green em 5 anos, Tartarugas até lá embaixo é também o primeiro livro do autor desde o icônico A culpa é das estrelas. Será que a história de Aza Holmes é tão emocionante quanto a de Hazel Grace? Vale se entregar às expectativas? Tem como não comparar as duas tramas?
2. Todos os livros de John Green até então tinham títulos que davam alguma pista sobre o que esperar da história. Bom, com Tartarugas até lá embaixo não foi bem assim. Confesso que se não tivesse sido escrito pelo autor, eu dificilmente me interessaria pela obra – afinal, o que quer dizer essa “expressão”? Então, vale ler a história para descobrir qual é o sentido do título.
3. Desde 2005, quando escreveu Quem é você, Alasca?, John Green vem abordando transtornos mentais entre os jovem adultos – o que o transformou em um dos principais autores da chamada sick lit. Tartarugas até lá embaixo não foge à regra e não deixa a desejar ao falar sobre TOC, ataques de pânico e ansiedade.
4. Como todo boa história, as de John Green romantizam um pouco as situações que retratam. Mas isso não impede que o autor seja sempre extremamente responsável e honesto em suas obras. No entanto, acho que é justo dizer que, mais do que responsável ou sincero, Tartarugas até lá embaixo é o livro mais realista do escritor. Apesar de ter pontos romantizados (afinal, ainda estamos falando de ficção), a história de Aza Holmes é do tipo que realmente poderia acontecer. E, ao mesmo tempo em que retrata as dificuldades do TOC/pânico/ansiedade, também mostra que há “luz no fim do túnel” – mas sem idealizá-la!
5. Além de um conforto para as pessoas que sofrem de TOC/pânico/ansiedade, Tartarugas até lá embaixo é também uma ótima leitura para quem convive com pessoas que sofrem com tais transtornos. Muitas vezes, a forma como tratam Aza Holmes será exatamente o que não deve ser feito, mas não deixa de ser um bom exemplo.
6. John Green é grande fã de cultura pop, e sempre arranja um jeitinho de usar referências em suas histórias. E Tartarugas lá embaixo é um prato cheio para os fãs de Star Wars – afinal, as fanfics de Daisy, a melhor amiga de Aza, são um fenômeno na internet!
7. É incrível como John Green consegue escrever histórias densas e profundas, mas também extremamente fáceis e rápidas de ler. Dá para liquidar Tartarugas até lá embaixo em um dia!
8. Outra especialidade do autor são as frases de efeito. As de Tartarugas até lá embaixo não se comparam às de A culpa é das estrelas, mas as quotes valem a pena. Okay? Okay.
E aí, convencidos?
[…] >> Encontre o melhor preço de Um Caso Perdido […]