Resenha de Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter #5) – J. K. Rowling

C89E24C1-EDC2-4AA0-9CEF-FC8E15D3688F.jpg

O Ministério da Magia se nega a acreditar que Voldemort está de volta. No entanto, mais do que nunca, Harry Potter sabe da verdade. Afinal, além de testemunhar o retorno do Lorde das Trevas após o final do Torneio Tribruxo, Harry tem sido assombrado por ele em seus piores pesadelos – mas será que são apenas pesadelos?

>> Encontre o melhor preço de Harry Potter e a Ordem da Fênix

Para mim, Harry Potter e o Cálice de Fogo, o quatro volume da saga HP, é um verdadeiro divisor de águas. É quando o amadurecimento dos personagens (até por conta da idade) e toda a complexidade da trama ficam evidentes. No entanto, é em Ordem da Fênix que o cerne da questão realmente vem à tona, o que talvez o transforme no livro mais importante da série de J. K. Rowling até aqui. Além do retorno de Você-sabe-quem e de tudo o que isso implica, o quinto volume traz grandes revelações sobre a história de Harry e como elas impactam o mundo dos bruxos.

Talvez vocês já tenham percebido que não sou a maior fã de livros grandes. Então, imaginem minha preguiça de ler as 703 páginas de Ordem da Fênix. Mas, apesar de ter demorado 11 longos dias (muito por conta da rotina de trabalho), a leitura foi muito envolvente, daquelas que não dá vontade de largar. Quando cheguei na segunda metade, notei que, diferentemente do frenético Cálice de Fogo, o quinto livro não contava com grandes acontecimentos até então. Foi quando percebi que a graça está justamente aí: em uma alusão ao jogo político entre o Ministério da Magia e Hogwarts, que é o foco do livro, Ordem da Fênix é todo construído nas sutilezas e detalhes. E, embora também adore ação, acho que nada enriquece mais uma história do que isso!

Não tem como não gostar de Harry, mas a verdade é que ele está extremamente irritante neste livro. No entanto, isso só faz com que a história fique ainda mais interessante. Afinal, Harry já passou por situações complicadíssimas e, com apenas 15 anos, está prestes a travar a batalha mais importante e determinante de sua vida. Então, é compreensível, e até esperado, que o menino esteja à beira de um ataque de nervos. Ao mostrar essa faceta do protagonista, J. K. Rowling não apenas dá um toque de realidade à trama, como também faz com que o leitor se afeiçoe ainda mais a ele. E quando você pensa que não dá para gostar mais de Rony Hermione, a autora mostra que é possível, sim. E, de quebra, nos diverte com os gêmeos Weasley, mostra um lado surpreendente de Neville e Gina, além de nos apresentar à excêntrica Luna Lovegood.

Se em termos de ação, pouco realmente acontece em Ordem da Fênix até a página 600, as 100 finais compensam. Quantas batalhas (quase pedi arrego em certos confrontos), reviravoltasrevelações e, infelizmente, lágrimas. A cada volume que termino, me apego mais e mais a HP – estou seriamente preocupada com o que será de mim nos próximos dois livros! No entanto, Ordem da Fênix atingiu um novo nível de intensidade e envolvimento. Porque, guerras e feitiços à parte, fica cada vez mais claro que a obra-prima de J. K. Rowling é indubitavelmente uma história sobre amor, amizade, lealdade e coragem. Muita coragem.

Título original: Harry Potter and the Order of the Phoenix
Volumes anteriores: Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo
Volumes seguintes: Harry Potter e o Enigma do PríncipeHarry Potter e as Relíquias da Morte
Editora: Rocco
Autor: J. K. Rowling
Ano: 2003
Páginas: 703
Tempo de leitura: 11 dias
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

14 pensamentos sobre “Resenha de Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter #5) – J. K. Rowling

  1. Bom, vc já sabe, mas vou repetir: esse é o meu livro favorito da série. Deposi dele eu sempre confundo a ordem de preferência. Só tenho uma certeza: Câmara Secreta é o último!
    Eu dou risada dos seus comentários sobre as tensões e as lágrimas nesse livro e fico pensando: coitadinha, o que será dela nos próximos?! kkkkkkkkk
    Não vejo a hora de vc chegar ao fim e ganhar seu diploma de Potterhead! Tbm já disse isso, mas fico muito feliz em saber que vc tá pegando amor pela série! <3

    1. Tem grandes chances de ele ser meu favorito também! Mas vamos lá que ainda faltam dois, haha!
      E não posso dizer que estou ansiosa pra chegar ao fim… Primeiro porque vou sentir saudades, segundo porque sei que vou morrer um pouquinho por dentro! Mas ok… tudo pelo meu diploma, haha!

  2. Nádia adorei sua resenha. Sou suspeita pra falar, pois amo Harry Potter desde sempre, li logo que os livros chegaram aqui no Brasil e releio sempre que posso (rsrs) e cada vez amo mais um poquinho.
    Parabéns pelo blog e pela resenha. Estou aqui acompanhando sempre que consigo. ;)

    Indiquei o blog Além do Livro para o prêmio Versatile Blogger Award e ficarei muito feliz se você participar.
    Passa lá no meu blog e veja como funciona : https://ateaultimapagina.wordpress.com/2017/08/24/tag-04-the-versatile-blogger-award/. É uma tag rapidinha, mas com uma iniciativa muito bacana para nós blogueiros.

    Depois que responder, manda o link para eu ver como ficaram suas respostas ,ta?! ;)
    Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s