Aplicativo para organizar leituras

Desde que o hábito de ler voltou de vez para a minha vida, em 2013, procuro um aplicativo para me ajudar a organizar as leituras. Mas, como nunca encontrei um que fosse exatamente o que eu queria, acabei fazendo algumas adaptações: usava o app de listas Clear (que é bem legal e versátil, aliás) para registrar os livros lidos separados por mês; e fazia anotações sobre as leituras em um caderninho físico (o que era muito charmoso, mas pouco prático).

Eis que, na semana passada, a Hellen, do @sobreumlivro, falou sobre o aplicativo Minhas Leituras no InstaStories e eu já saí correndo para baixar. Acabei descobrindo que ele foi feito apenas para Android, mas, sem querer, me deparei com o Leio, que é tudo o que eu sempre quis <3 Estou usando o app há uma semana, mas já foi o suficiente para me apegar ( e já fica o aviso: ele só roda em iPhone!). Então, para quem está em busca de um aplicativo para organizar leituras, fiz um apanhado das funções do Leio:

1. Leitura atual
Na aba “Lendo”, você registra sua leitura atual (oh, really? Haha!) e, se quiser, pode tirar uma foto da capa do livro para deixar o app mais bonitinho. Para quem lê mais de uma obra por vez, a versão paga do aplicativo permite a adição de mais títulos.

Na página de cada leitura, você pode adicionar o título, o autor e também a quantidade de páginas do livro. E para quem gosta das funcionalidades do Kindle, o Leio é um prato cheio! O aplicativo marca a porcentagem lida, o tempo restante para terminar o livro e, baseado no seu ritmo de leitura, calcula uma previsão para o término da obra. Para quem gosta de fazer anotaçõesmarcar quotes, o app tem espaços reservados exclusivamente para isso!

Uma coisa que adorei no Leio foram as sessões de leitura. Elas marcam quantas páginas você leu em quanto tempo e ajudam a calcular seu ritmo de leitura (antes de começar, você marca a página em que está iniciando; e depois, marca em qual terminou). Confesso que é difícil lembrar de iniciar, pausar e terminar cada sessão, mas vale a pena se esforçar!

2. Registro de leituras
Na aba “Arquivo”, ficam todas as suas leituras, separadas mês a mês. Ao clicar no título, dá para visualizar a data de registro, as anotações, as quotes, etc.

3. Estatísticas
Na aba “Planejamento”, é possível conhecer um pouco mais sobre seus hábitos de leitura. Se você registrar as sessões direitinho, o app informa quanto tempoquantas páginas você leu em determinado dia. Também é possível estabelecer metas de leitura para cada dia, o que sempre dá aquele incentivo extra (pelo menos para mim!).

Registrar as sessões de leitura também é legal para, no final da semana, do mês, do ano ou da vida (haha), saber outros pormenores dos seus hábitos: por quantas horas você leu; quantas sessões foram feitas; e quantas páginas foram lidas. E com todos esses dados, o aplicativo calcula seu ritmo médio.

E para quem gosta de metas e desafios, o app registra suas conquistas (as minhas estão ridículas porque baixei há uma semana, hahaha):

Vocês já conheciam o Leio? Usam algum aplicativo para organizar as leituras?

Anúncios

8 thoughts on “Aplicativo para organizar leituras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s