Nova na cidade, Amanda Hardy tem a chance de recomeçar e enterrar os fantasmas de seu passado. Logo ela faz novos amigos e passa a viver uma vida que nunca pensou que poderia ser sua. Apesar de não se sentir pronta para um romance, Amanda não consegue resistir quando conhece o bondoso e divertido Grant. No entanto, conforme os dois se entregam à relação, ela sente que precisa contar a verdade sobre sua história e revelar que, antes de se tornar Amanda, ela era Andrew.
Sempre comento por aqui que gosto muito de livros que abordem o preconceito. A maioria das obras fala sobre discriminação racial, mas as tramas que abordam o universo LGBTQIA+ também acabam falando sobre o tema. E o que mais me chamou a atenção em Apenas uma garota foi o fato de que Meredith Russo também é transexual e se inspirou em algumas situações de sua própria transição para contar a história de Amanda. E o resultado foi uma trama que foca não nos questionamentos da personagem em relação a quem ela é e, sim, na afirmação e reconstrução de sua identidade.
Não fosse a temática LGBTQIA+, Apenas uma garota seria um young adult típico. Ou seja, é uma história de certa forma leve, mas não superficial, que expõe a situação principalmente entre os jovens adultos – o que é extremamente pertinente e necessário! Gostei muito de como Meredith Russo explorou a dualidade da situação de Amanda: a felicidade por, enfim, poder ser quem é; a sensação angustiante de guardar um enorme segredo; e o receio de perder os amigos ao se mostrar de verdade.
Além de retratar as dificuldades da personagem, Apenas uma garota também mostra como as pessoas cisgênero lidam com a transexualidade. Acredito que Meredith Russo até poderia ter se aprofundado um pouco mais na transição e na autoafirmação de Amanda. Mas a verdade é que Apenas uma garota cumpre seu papel de nos fazer enxergar o preconceito, muitas vezes velado, que existe em torno do assunto. Longe de ser pedante, o livro é quase redentor e, por ser realista, nos faz acreditar em um mundo em que todos possam ser quem realmente são.
Título original: If I was your girl
Editora: Intrínseca
Autora: Meredith Russo
Publicação original: 2016
[…] Apenas uma garota […]
[…] livro com a pior capa: Apenas uma garota, Meredith Russo | Não tem jeito, não gosto de livros com pessoas na […]