Meus 10 personagens de livro favoritos

A Jennifer Leoncio (@jencleoncio.reads) me convidou para participar da TAG #TopTenBookishCharacters, e cá estou eu – na verdade, era para responder no Instagram, mas eu queria dissertar sobre cada escolha, então trouxe para o blog, haha!

Minha lista não está exatamente surpreendente – nunca escondi meu amor por nenhum dos personagens que escolhi. O que me surpreendeu foi o fato de que, dos meus 10 eleitos, 8 são mulheres e 1 é transgênero. Enfim, vamos à lista:

Shailene Woodley como Tris

Beatrice Prior, Divergente
Acho que é seguro dizer que Beatrice Prior, ou apenas Tris, está entre meu top 3 quando o assunto é personagens femininas preferidas. A protagonista de Divergente é  forte e corajosa de muitas maneiras. No entanto, também possui uma fragilidade que, em vez de torná-la vulnerável, parece fazer com que tenha ainda mais força. E é isso que transforma Tris em uma personagem sensível, altruísta e bondosa, mas ainda extremamente real.

Bridget Jones, O Diário de Bridget Jones
Eu sempre digo que não amo muito a série de livros de Helen Fielding, e é a mais pura verdade. No entanto, Bridget Jones é uma das personagens que mais me fez rir na vida – principalmente no surpreendente Louca pelo garoto. Amo a autenticidade de Bridget, que a torna divertida, carismática e extremamente real. E só para aumentar o meu amor pela personagem, Renée Zellweger não poderia ter incorporado-a melhor nos filmes!

Emma Stone como Skeeter

Eugenia Phelan/Skeeter, A Resposta
Aibileen e Minny, babás negras em Jackson, Mississippi, na década de 1960, são o que podemos chamar de mulheres de coragem. Mas arrisco dizer que Eugenia Pheelan (ou Skeeter), branca, rica e diplomada, é ainda mais corajosa. Explico: Aibileen e Minny vivem em uma realidade cruel, em que o racismo e a violência se tornaram triviais. No entanto, esta é a única opção que elas têm. Já Skeeter vive do lado privilegiado desta mesma realidade e, ainda que alternativas não lhe faltem, ela escolhe lutar por aquilo que acredita: a igualdade entre as raças.

Einar Wegener/Lili Elbe, A Garota Dinamarquesa
O que dizer de um personagem que, além de maravilhoso, existiu na vida real? Após vestir as meias e os sapatos de uma mulher para ajudar a esposa a terminar um quadro, Einar dá vida a Lili, seu alter-ego feminino. A partir daí, ele se transforma cada vez mais em “ela”, superando obstáculos que eram ainda maiores há quase um século. É inegável que a história de Einar/Lili é maravilhosa e extremamente atual. E a forma como David Ebershoff narra a trajetória é de uma sensibilidade sem igual!

Eddie Redmayne como Lili

Frankie Landau-Banks, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
machismo é o ponto de partida de O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, que começa quando a protagonista é proibida de participar de um clube simplesmente por ser menina. No entanto, E. Lockhart vai muito além de conceitos como feminismo e empoderamento, suscitando discussões e reflexões sobre o papel da mulher não só na sociedade, como também em sua vida pessoal. Extremamente pertinente e uma ótima maneira de falar sobre assuntos tão atuais com jovens adultos.

Lara Jean Song Covey, Para todos os garotos que já amei
Lara Jean é romântica demais, fofa demais, sonhadora demais, boazinha demais… E todas juntas, essas características geralmente me fariam detestar um personagem. Mas, por alguma razão misteriosa, me fizeram AMAR Lara Jean incondicionalmente. A maneira como Jenny Han construiu a personagem faz com que ela soe extremamente real. E, mesmo que não tenha nem 10% da fofura dela, me identifico demais. Talvez pela relação com as irmãs, pela forma como ela lida com a ausência da mãe ou até pelo lado apaixonado. Não sei… Só sei que me vejo muito em Lara Jean e toparia trocar de corpo com ela, hahaha!

Emilia Clarke como Lou

Louisa Clark, Como eu era antes de você
Louisa Clark, ou apenas Lou, é outra personagem que é impossível não amar! Ela é doce, mas forte e corajosa; extremamente altruísta, mas nunca deixa de ser quem éteimosa, não desiste de fazer aquilo a que se propõe; e quase nunca perde o senso de humor. E apesar de tudo pelo que passa em Como eu era antes de você, Lou não deixa de enxergar as coisas boas da vida e tira sempre o melhor de cada situação.

Marie-Laure Le Blanc, Toda luz que não podemos ver
Uma das coisas que mais gosto na literatura é a forma como as histórias nos lembram que existem diferentes tipos de beleza, de emoção, de amor… E o maravilhoso Toda luz que não podemos ver nos mostra uma das versões mais poderosas da forçaMarie-Laure é deficiente visual e, ainda garota, se vê sozinha em plena Segunda Guerra Mundial. E mesmo com todos os obstáculos, a personagem de Anthony Doerr nos toca com sua forçaresiliência, que nada mais são do que frutos da esperança e do amor.

Anne Hathaway como Mia 

Mia Thermopolis, O Diário da Princesa
As listas de favoritos que faço aqui no blog quase sempre citam O Diário da Princesa. Talvez isso aconteça porque foi a série de Meg Cabot que me fez pegar gosto pela leitura. Independentemente da razão, a verdade é que não consigo desapegar! Enfim, Mia Thermopolis está na minha lista porque, apesar de ser a princesa de Genóvia, é “gente como a gente” e, meu Deus, como é divertida! Mas o que mais gosto em Mia é a forma como ela usa a herança do trono (que, diga-se de passagem, nunca foi seu sonho) para defender causas importantes não só para ela, como também para o mundo!

Peeta Mellark, Jogos Vorazes
Arrisco dizer que Peeta Mellark é o meu personagem favorito – meu crush literário nº 1, com certeza! E talvez seja porque ele é absolutamente maravilhoso com o que mais amo no mundo: (pães – mentira, haha!) as palavras. Desde o início de Jogos Vorazes, sou #TeamPeeta (nos livros e nos filmes) e sempre defendi a inteligência emocional do personagem. Amo a forma como Suzanne Collins inverteu os papéis com Katniss e Peeta (pelo empoderamento feminino e a favor dos homens beta!), e respeito demais a maneira como ele a “resgata psicologicamente” – especialmente no livro.

Quais são os personagens favoritos de vocês?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s