8 sequências de livros duvidosas

Enquanto eu escrevia a resenha de Doutor Sono, a continuação de O Iluminado, pensei em fazer um post sobre as sequências de livros que dividem opiniões. Achei que seria interessante porque sou aquele tipo de leitora chata, que adora falar mal antes de ler e, muitas vezes, acaba sendo surpreendida pela continuação de uma história. Como sempre, escolhi falar apenas sobre os livros que li. Mas poderia citar vááááários outras sequências que considero desnecessárias, mesmo sem ter lido, haha! Bom, vamos à lista:

A Herdeira, Kiera Cass
Eu adoro a série A Seleção, especialmente o terceiro volume, A Escolha. Sempre achei que a história teve um bom encerramento, por isso, torci o nariz quando anunciaram que haveria um quarto livro. E detestei ainda mais quando soube que seria sobre a filha de America e Maxon. Mas é claro que a curiosidade não me deixou passar longe de A Herdeira, e lá fui eu conhecer Eadlyn Schreave – que é bem chatinha, diga-se de passagem. Como sempre digo, a escrita de Kiera Cass é extremamente fluida. Então, um livro dela nunca é cansativo. No entanto, o mundo continuaria girando muito bem  – ou até melhor! – sem A Herdeira e, consequentemente, A Coroa.

Bridget Jones: louca pelo garoto, Helen Fielding
Quatorze anos depois de lançar Bridget Jones: no limite da razão, Helen Fielding decidiu escrever um terceiro livro para a série. E nos chocou ao anunciar que Louca pelo garoto simplesmente não teria Mark Darcy! Apesar de preferir os filmes, fiquei automaticamente curiosa e, claro, ressabiada. Quando o livro foi lançado, comprei correndo e comecei a lê-lo com a certeza de que iria odiá-lo. Mas acabou que, apesar de não ter Mark, Louca pelo garoto foi o volume que mais gostei na série. E, no final das contas, achei que “matar Mark Darcy” foi muito corajoso da parte da autora. (Nem preciso dizer que amei também O Bebê de Bridget Jones, né?)

Doutor Sono, Stephen King
Doutor Sono é, provavelmente, uma das continuações mais contestadas de todos os tempos. Afinal, veio nada menos do que 36 anos depois de  O Iluminado. Como sempre, fiquei dividida entre a curiosidade e o receio. E como quase sempre, a vontade de saber o que acontece venceu. Para a minha surpresa, Doutor Sono se revelou não só uma boa sequência para O Iluminado, como também uma boa história independente do primeiro livro.

Essa garota, Colleen Hoover
Quando li Essa garota, que é o terceiro volume da série Métrica, eu ainda era uma grande fã de Colleen Hoover (falei sobre meu caso de desamor com a autora aqui). No entanto, já naquela época, achei o livro ligeiramente desnecessário, já que ele é simplesmente o ponto de vista de Will sobre os acontecimentos dos dois primeiros volumes. De qualquer forma, para quem já leu MétricaPausa, vale fechar a trilogia com um pouquinho mais do lado de Will.

Lembrança, Meg Cabot
A Mediadora é uma das minhas séries preferidas – já li os 6 primeiros livros 3 vezes, hehe! Então, apesar da felicidade de reencontrar Susannah e Jesse em uma história inédita, fiquei com medo do que Meg Cabot aprontaria em Lembrança, o sétimo volume. Até porque sempre amei o final do livro anterior, Crepúsculo, e nunca senti necessidade de continuar a trama. Mas é claro que não pensei duas vezes antes de ler Lembrança e, como já imaginava, não me decepcionei. Foi uma delícia voltar ao universo de A Mediadora, reencontrar Susannah mais velha (mas ainda Susannah) e conhecer um novo Jesse!

Maldita, Chuck Palahniuk
Gostei tanto de Clube da Luta, que decidi que leria até a lista de supermercado de Chuck Palahniuk. Condenada, a segunda obra que li do autor, não superou a primeira, mas também não deixou a desejar. Gostei bastante do final da história, e achei que poderia muito bem terminar ali. Mas, ao mesmo tempo,  me animei bastante para ler a sequência, Maldita. E aí que a leitura foi simplesmente um suplício, tanto que me fez rever os conceitos sobre o autor. (Depois, ainda li Sobrevivente, que me fez ter a certeza de que “deu” de Chuck Palahniuk nessa vida)

O Casamento da Princesa, Meg Cabot
Acho que só o título já seria o suficiente para me fazer ler O Casamento da Princesa, o 11º volume da série O Diário da Princesa (e o primeiro em 7 anos!). É claro que tive meus receios, não apenas sobre o que aconteceria na história, mas principalmente em relação a como eu receberia o livro. Afinal, comecei a ler a série aos 17 anos e, aos 27, talvez não fosse mais tão legal.Mas Meg Cabot com certeza pensou nisso, e nos presenteou com uma Mia Thermopolis de 26 anos, mas que manteve a essência da personagem. Resultado: será que vai ter O Bebê da Princesa?

Vá, coloque um vigia, Harper Lee
Vá, coloque um vigia foi o último ato de Harper Lee, que faleceu apenas 7 meses depois de lançá-lo. E eu adoraria dizer que, apesar de nunca ter sido a favor da sequência de O Sol é para todos, fui surpreendida por mais um livro incrível da autora. Mas a verdade é que Vá, coloque um vigia conseguiu ser pior do que eu esperava. Nele, conhecemos uma versão adulta e insuportável da outrora cativante Jean Louise. E, 55 anos depois de O Sol é para todos, mergulhamos em um mundo que poderia ser real. Ou seja, muito diferente do universo utópico – e deliciosamente redentor – criado por Harper Lee no primeiro livro. Absolutamente desnecessário.

Quais sequências duvidosas surpreenderam ou decepcionaram vocês?

Anúncios

10 thoughts on “8 sequências de livros duvidosas

  1. Também achei bem desnecessário o livro A Herdeira. Ao meu ver, a autora viu que a série surpreendeu todos e virou um sucesso e, ‘Ah, por que não ganhar um pouquinho mais dinheiro com isso, não é mesmo?’ Li a Herdeira e achei tão bleeer, que preferi parar por ai…
    Quanto a Vá, coloque um vigia, é uma pena que esteja dividindo opiniões e que você não tenha curtido, mas ainda quero lê-lo para tirar minhas próprias conclusões – espero que sejam diferentes das suas, hahah.

    1. Tenho exatamente a mesma sensação com A Herdeira. E certeza que vem mais por aí, né?
      Nesse ponto, admiro muito a Suzanne Collins, que nunca lançou mais nada de Jogos Vorazes.
      Sobre Vá, coloque um vigia, eu nunca quiiiiis realmente ler. Mas, como você, decidi ler para poder ter uma opinião hahaha Mas espero que, diferente de mim, você goste!

  2. Amiga, concordo com a sua lista plenamente! Em gênero, número e grau! :D

    Vá, Coloque um Vigia foi uma das minhas grandes decepções. E eu gostei tanto de O Sol é para Todos, que acabei me arrependendo de ter lido a sequência…

    Depois de Você da Jojo Moyes, continuação de Como Eu Era Antes de Você: eu fiquei bem resistente no início para lê-lo, com medo de sofrer outra decepção. Mas a curiosidade falou mais alto, acabei cedendo e até que eu gostei bastante dele, embora ainda o veja como uma sequência desnecessária.

    Cinquenta Tons de Cinza na versão de Christian Grey: não acrescentou absolutamente nada na história! Só mais dinheiro para o bolso da autora :(

    Jenny Han e sua Lara Jean em Para Todos os Garotos que já Amei e Ps: Ainda Amo Você: agora ela vai lançar o terceiro livro! Alguém pode pedir para ela parar? Acho que já deu, né!

    Quanto a Colleen Hoover, só acho que o Nunca Jamais deveria ter sido apenas um livro com o conteúdo dos três. Tão fininhos, caberia tudo num só. Tanto mistério para quê? E olha que só li o primeiro!

    1. Vá, coloque um vigia é muito assassinato com O Sol é para todos, haha! Fiquei realmente decepcionada.
      Eu esqueci de Depois de você, mas concordo 100% com você! Agora, o terceiro que vem por aí… Não quero!
      Cinquenta tons eu não li, então não posso opinar, haha! E Lara Jean, eu acho que não precisava do terceiro, mas amo tanto ela que tudo bem! E Nunca Jamais devia ser um livro só e de 200 páginas, haha!

      1. Não sabia sobre esse terceiro livro da Jojo… acho que não quero tbm hahaha
        Voltando a Lara Jean, eu tbm adoro ela, amiga! Se for ler o terceiro será por causa dela. É que fiquei um pouco decepcionada com o Peter K. no segundo livro (eu gostei tanto dele no primeiro) que tenho medo da autora estragá-lo mais ainda no próximo… vamos esperar para ver! ;)

  3. Oi Nádia, gostei muito das suas considerações, em relação A Mediadora como li a série direto ano passado, achei que a história merecia aquele final, com o livro a Lembrança. Amei a série, já quero reler ano que vem. Em relação a Herdeira, achei desnecessário, mas por curiosidade li e gostei. Sobre O sol é para todos, ainda não tive vontade de ler, porque o livro não necessita de continuação, não sei se vou ler.

    Quero sua opinião sobre Depois de você, Jojo já anunciou que terá continuação, o que você acha, e com certeza vou ler, kkkk. E estou curiosa pela vida da Lou em NY. Bjs

    1. A Mediadora é muito amor, né? Como disse, li 3 vezes, mas ainda quero reler mais nessa vida, haha!
      A Herdeira eu li porque gosto muito das capas de A Seleção. E é aquilo… Foi ok, mas totalmente desnecessária!
      Sobre O sol é para todos, eu realmente não indico. Não vale nem “pra saber o que acontece”, sabe?
      E eu esqueci completamente de Depois de você. Na época, eu achei desnecessário, mas sempre soube que leria. E gostei, mas não tem como superar a ausência do Will. Agora, esse terceiro, não estou botando nenhuma fé… Mas vamos ver!
      Beijos e obrigada por passar aqui <3

  4. Oies! Sou nova por aqui, mas adorei seu post! Muito criativo, parabéns! :) Bom eu tbm fiquei bem ressabiada com a continuação de “A seleção”, mas no final tive que ter um novo pensamento sobre a série, no final, acabei gostando, rs … Sobre “Métrica” eu já tinha visto vários comentários sobre, então já estava bem preparada, hahaha… Li nesse ano a trilogia e acho que os dois primeiros livros poderiam estar num único volume e o terceiro nem precisaria existir. Na verdade fiquei bem decepcionada com a série num todo, vi tantos comentários positivos sobre o primeiro livro, mas não achei que era “tuuudooooo issooo” kkk . Entendo que foi o primeiro livro da autora, mas achei fraco, já que meu primeiro contato foi com “Hopeless” que é fantástico. Eu vi a polêmica que se deu com a continuação de “Um sol é para todos”, mas ão cheguei a ler ainda, rs … Bjos da Cah

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s