10 autores que todo mundo deveria conhecer

Há algum tempo, fiz um post com meus 10 autores preferidos. Mas, como de lá pra cá, alguns nomes mudaram, decidi refazer a lista! Como sou uma leitora muito eclética (brincadeira, haha!), tem opções para diferentes gostos: terror, Young Adult, chick lit, thriller, romance e por aí vai… Espero que gostem!

Anthony Doerr
De Anthony Doerr, li apenas Toda luz que não podemos ver. Mas o livro é tão bonito e arrebatador que foi o suficiente para que o autor entrasse para essa lista. Amo o estilo de Doerr, que é poético e profundo, mas também fluido e contemporâneo. E o que mais me chamou a atenção na escrita do autor foi a experiência sensorial que ele proporciona. Como Marie-Laure é deficiente visual, Doerr tem razões infinitas para explorar cores, formas, aromas e sensações – e o faz perfeitamente!

E. Lockhart
Li apenas dois livros de E. Lockhart – Mentirosos O Histórico Infame de Frankie Landau-BanksMas não é preciso muito para notar duas características da autora: a forma como ela democratiza temas pertinentes e delicados; e a escrita rica, elegante e repleta de metáforas, analogias e sinestesia. Além disso, mesmo depois de quase 3 anos (e uma releituraMentirosos ainda é um dos livros mais surpreendentes que já li. E O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks tem uma mensagem bem interessante sobre o papel da mulher na sociedade, ou seja, super atual!

Elena Ferrante
Elena Ferrante é o típico “mal te conheço, mas já te considero pacas”. Li apenas A Filha Perdida, mas foi o suficiente para entender que tipo de autora ela é: de escrita, ao mesmo tempo, rica e fluida, Elena vai direto ao ponto e não tem medo de “incomodar” o leitor com suas reflexões e questionamentos. Adorei especialmente a forma honesta como a autora retrata a maternidade, junto com as expectativas e frustrações que ela traz.

Emily Giffin
Gosto de dizer que Emily Giffin é especialista em “chick lit real”. Isso porque a autora aborda os dilemas da mulher moderna, mas sem ser melosa e/ou fantasiosa demais. Romance, maternidade e traição? Temos. Carreira, amizade e casamento? Também! Sem falar que a escrita de Emily é super fluida, e seus personagens são sempre tridimensionais e, de novo, extremamente reais.

Meu livro preferido de Emily Giffin: Questões do Coração

Gillian Flynn
Depois de ler quatro livros de Gillian Flynn, é seguro dizer que ela é especialista em surpreender o leitor. As tramas da autora são sempre inteligentemente dúbias, com muitas doses de sarcasmo e acidez. Ou seja, must read para quem ama thrillers.

Meu livro preferido de Gillian Flynn: o óbvio – Garota Exemplar

Jojo Moyes
Jojo Moyes é especialista em romance da melhor qualidade, mas sempre consegue fugir do óbvio. Para isso, ela cria dilemas quase impossíveis de resolver, personagens extremamente cativantes e tridimensionais e tramas que são verdadeiras lições de vida. E para completar, ainda cria panos de fundo para suas histórias com contextos sociais e até políticos!

Meu livro preferido de Jojo Moyes: difícil escolher entre A Última Carta de AmorComo eu era antes de você

Lionel Shriver
Não canso de dizer que Lionel Shriver talvez seja a autora mais genial que já tive o prazer de ler. Amo a sinceridade brutal com que ela narra suas histórias e a forma como mergulha nas profundezas dos sentimentos humanos – eu, definitivamente, não queria ser uma personagem dela, haha! Além disso, Lionel sempre, sempre, sempre foge do óbvio e nunca se contenta com o básico. Profundidade é a palavra-chave quando se trata dos livros da autora.

Meu livro preferido de Lionel Shriver: Precisamos falar sobre o Kevin

Meg Cabot
Meg Cabot foi a grande responsável por eu ter me tornado uma leitora assídua, lááá em 2005. E só por isso, já mereceria um lugar especial no meu coração. Mas, apesar de já ter me decepcionado algumas vezes, a autora é tão criativa, inovadora e divertida, que tem todos os méritos para estar nessa lista. Então, se você gosta de chick lit da melhor qualidade, se aventure com Meg Cabot!

Meu livro preferido de Meg Cabot: muito difícil decidir, porque li provavelmente umas 30 obras da autora. Mas acho que fico com A Hora Mais Sombria ou Crepúsculo, da série A Mediadora.

Stephen King
Sempre achei que Stephen King era superestimado. E meu primeiro livro dele, Carrie, a estranha, não ajudou a mudar essa impressão. Até que decidi dar uma segunda chance ao autor (quem eu penso que sou, né?), e me aventurei com It: A Coisa. E o resultado foi que devorei o livro (apesar das mais de mil páginas) e paguei minha língua, me apaixonando por King. Quase 2 anos depois, já li mais de 10 livros do autor. E a cada leitura, entendo mais e mais por que Stephen King é tão cultuado!

Meu livro preferido de Stpehen King: gosto muito de O Iluminado, mas vou ficar com o épico It: A Coisa.

Truman Capote
Truman Capote é autor de vários romances, peças e contos, inclusive o icônico Bonequinha de Luxo. Mas o fato de ter escrito o pioneiro romance de não ficção, A Sangue Frio, um dos meus favoritos da vida, já seria o suficiente para colocá-lo na minha lista de must read!

E vocês, quais autores acham que todo mundo deveria conhecer?

Anúncios

6 thoughts on “10 autores que todo mundo deveria conhecer

  1. Adorei a lista, são muitos dos que eu amo tbm!
    Enfim, preciso indicar esse livro, se você considerou o final de Mentirosos um dos mais surpreendentes, precisa ler Tribunal das Almas, depois desse final, nada me surpreende mais! haha

  2. Amiga, adorei os seus autores favoritos, muitos fazem parte da minha lista também, por exemplo Jojo Moyes e Gillian Flynn (leio tudo o que essas mulheres escrevem!) e aqueles que também considero “pacas” hahaha com apenas um livro lido (E. Lockhart, Elena Ferrante e Anthony Doerr).
    E, recentemente,acrescentei Joel Dicker (com seu maravilhoso “O Livro dos Baltimore”!).
    Quanto a Lionel Shriver, há um certo incômodo me perseguindo, por ouvir falar tão bem dos livros dela e ainda não ter lido nenhum! :( Mas prometo mudar isso! hahaha. :*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s