Livro x Filme: A Garota no Trem

a-garota-no-trem-filme-1

Transformar um livro em filme é sempre uma tarefa difícil. E, na minha opinião, a situação fica ainda mais complicada no caso de thrillers policiais. A maravilhosa adaptação de Garota Exemplar, no entanto, mostrou que é possível editar a obra original e, ainda assim, se manter 100% fiel a ela. O que, claro, é ótimo, mas também tem um lado ruim, que é elevar as expectativas em relação a todas as versões cinematográficas do gênero. E aí, é um passo para a decepção.

A adaptação de A Garota no Trem não chegou a desapontar, mas também não atendeu completamente às expectativas. As mudanças são inevitáveis e até acho que a escolha do que deveria entrar ou não foi bem feita. No entanto, fiquei em dúvida sobre o ritmo do filme. Enquanto o livro é extremamente fluido, tanto pela escrita de Paula Hawkins, quanto pela curiosidade em relação ao mistério, o longa me deu a impressão de ser um pouco arrastado, principalmente para quem não leu a obra original.

GOT Props000850.RAF

Assim como o livro, o filme também conta com três pontos de vista e alterna passado e presente. Dessa forma, a trama mantém um dos principais pontos positivos e atrativos de A Garota no Trem: a manipulação do leitor/espectador. Apesar de já saber a verdade sobre a história, fiquei ansiosa para saber como o enredo se desenrolaria na tela. E, felizmente o desfecho foi bastante fiel ao livro, compensando pelo ritmo ligeiramente cansativo.

a-garota-no-trem-filme-3

Sobre o elenco, posso dizer que gostei das escolhas. Embora não seja nem um pouco judiada como a Rachel do livro, Emily Blunt incorporou bem o papel de problemática e não deixou a desejar na pele da protagonista. E o mesmo pode ser dito de Haley Bennett e Rebecca Ferguson, que transportaram as principais características de Megan e Anna para a adaptação. A direção de Tate Taylor não surpreende nem decepciona. A única coisa que chama a minha atenção é que o diretor foi o responsável pela versão cinematográfica de A Resposta (que virou Histórias Cruzadas), uma obra completamente diferente de A Garota no Trem e que foi até melhor adaptada.

Enfim, apesar das mudanças, algumas bem desnecessárias na minha opinião, A Garota no Trem não é uma adaptação ruim. E como filme avulso, talvez seja ainda melhor, mesmo com o ritmo um pouco truncado.

Título original: The Girl on the Train
Diretor: Tate Taylor
Ano: 2016
Minutos: 112
Elenco: Emily Blunt, Haley Bennett, Rebecca Ferguson e Justin Theroux
Avaliação: 3 estrelas

Anúncios

2 pensamentos sobre “Livro x Filme: A Garota no Trem

  1. Nossa, ainda não sei se gostei ou não do filme, acho que tinha outras expectativas e me decepcionei um pouco, hahaha. Eu ainda não li o livro, achei que o filme ia aumentar minha vontade, mas até diminuiu. E o engraçado é que ele me lembrou um pouco Garota Exemplar, e nesse caso eu gostei muito do livro e do filme. Vai entender! Gostei muito do seu blog e do post :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s