Em Diário de um ladrão de oxigênio, o leitor conhece o autor anônimo, um homem paranoico, alcoólatra e viciado em abusar emocionalmente das mulheres. No livro, ele narra tanto suas peripécias, quanto o dia em que se tornou vítima de uma mulher exatamente como ele – ou até pior.
Ao que tudo indica, o autor de Diário de um ladrão de oxigênio é real e, de fato, anônimo. Reza a lenda que ele publicou o material de maneira independente em Amsterdã e, após ter feito sucesso na Europa, se mudou para Nova York, onde imprimiu uma tiragem de mais 5 mil exemplares. E foi essa história, somada à sinopse, que me fez querer ler o livro. Ou seja, fui com muita sede ao pote e, infelizmente, acabei bem decepcionada.
A escrita do autor anônimo é direta e ele não tem papas na língua. E isso foi o que mais me incomodou na leitura. Não tanto o fato de dar detalhes sórdidos da história ou usar uma linguagem pouco gentil para se referir às suas vítimas – porque isso eu já esperava. Mas sim a necessidade de chocar o leitor. E sabe o que é pior? Não funciona. O resultado é uma história sem propósitos e que, verdadeira ou não, parece ter sido escrita apenas para “contar vantagem”.
A leitura de Diário de um ladrão de oxigênio só não chegou a ser sofrida porque a escrita do autor anônimo é bastante fluida. A curiosidade em relação à mulher que o transformou em vítima mantém o interesse do leitor, no entanto, a verdade se revela praticamente um anti-clímax – tanto pelos fatos, quanto pelo ritmo em que eles são narrados.
Ninguém parece saber quem realmente escreveu Diário de um ladrão de oxigênio e se as histórias são de fato reais. O que me parece uma tentativa de brincar com ficção e realidade, como o genial Baseado em fatos reais (muito embora a obra do nosso autor anônimo tenha sido publicado quase 10 anos antes). E se essa foi a intenção, lamento dizer, mas não funcionou.
Título original: Diary of an Oxygen Thief
Editora: Intrínseca
Autor: Anônimo
Publicação original: 2006
Oi Nádia! Isso que você escreveu sobre o livro parecer ter sido escrito apenas para “contar vantagem” foi o que mais me incomodou no livro. É tudo parte de uma vingança. No entanto, o que ele fazia para mulheres era muito pior do que aconteceu com ele quando foi “vítima”. Na verdade, acho essa palavra muito forte nesse caso. Ele foi vítima de algumas brincadeiras constrangedoras e humilhantes da mulher, mas em nenhum momento ela deu a entender que estava realmente interessada nele e, mesmo assim, ele insistia em encontrá-la (principalmente para ter mais uma chance de transar com ela). Achei o livro de mau gosto mesmo, sabe? Escrevi sobre isso lá no SLET. Também achei que seria algo no estilo de Baseado em fatos reais, que, como disse, achei genial. Mas foi uma grande decepção. =/
Sim, concordo, por isso disse que a revelação é praticamente um anti-clímax.
De qualquer forma, uma pena o livro ser tão decepcionante, né? Parecia tão legal e, no fim, não faz nem a gente refletir…
Achei o personagem (real ou não) tanto como homem, como até para ser um idiota, bem fraco. Na minha visão de ~vida~, para ser um destruidor de coração ele ainda ia precisar melhorar muito, porque não considero o que ele fez como abusar emocionalmente de mulheres e sim, ser um tremendo babaca apenas. MUUUUUUUUUUUITO forçado mesmo! Não me convenceu, não me cativou, não acrescentou em nada. Bleeeeeeeh
Infelizmente, tenho que concordar com tudo :( Ainda bem que sofremos juntas, haha!
Eu tinha muita curiosidade em ler esse livro, afinal, ele ronda em muitos mistérios, principalmente em relação ao autor. Só que já vi várias pessoas falando que não gostaram muito, então agora não sei mais…
http://www.vivendosentimentos.com.br
É, eu não recomendo mesmo… Sorte que o livro é pequeno, haha!
Nossa, parece muito muito legal! Vou colocar na minha lista e ler assim que possível. O título é muito curioso.
Eu esperava muito mais, justamente pelo titulo e pela sinopse. Mas como é uma leitura fluida, até que vale…
[…] que mal conheço, mas já considero pacas? O personagem que me deu nos nervos: Anônimo, de Diário de um ladrão de oxigênio | Muito sábio da parte do autor se manter anônimo, porque assim não tenho para quem dirigir […]