Resenha de Baseado em fatos reais – Delphine de Vigan

img_9066

Depois de escrever o bem-sucedido livro autobiográfico, em que fala sobre o suicídio da mãe e revela segredos de família, Delphine de Vigan é tomada por um bloqueio criativo e passa a receber violentas cartas de um leitor anônimo. Além de fragilizada pelas consequências do sucesso de sua obra, a autora também passa por um momento de isolamento em sua vida pessoal, já que os filhos gêmeos estão prestes a sair de casa e o namorado, François, está sempre viajando a trabalho. É quando ela conhece L., uma misteriosa e sofisticada ghost-writer, que representa tudo o que Delphine gostaria de ser. A amizade entre as duas é inevitável, mas, aos poucos, toma proporções inesperadas e, acima de tudo, perigosas.

>> Encontre o melhor preço de Baseado em fatos reais

Primeiro, Baseado em fatos reais me chamou a atenção pela “capa Inception. Depois, pela sinopse, que promete um thriller envolvente e eletrizante. Assim que comecei a leitura, me dei conta de que Delphine de Vigan é o nome da autora e também da protagonista. Era o que faltava para ficar completamente intrigada e louca para saber quais partes da história eram ficção e quais eram realidade. Obviamente, cheguei ao final do livro sem descobrir – e essa é a melhor parte!

Ainda vamos discutir mais um pouco sobre realidade x ficção, mas, antes, quero falar sobre a trama em si. Baseado em fatos reais é uma história sobre dominação, obsessão e manipulação. A escrita de Delphine de Vigan é, ao mesmo tempo, detalhista e objetiva, o que torna a leitura fácil e deixa o leitor cada vez mais curioso. Aos poucos (e em um ritmo perfeito), a autora constrói a peculiar relação entre a protagonista e L. e cria o cenário perfeito para o ápice do enredo. Um dos pontos mais interessantes do livro é a forma como Delphine de Vigan nos faz enxergar o comportamento duvidoso de L. e, ao mesmo tempo, compreender como a protagonista pode “se deixar enganar” por ela.

Com um roteiro inteligente e muito bem amarradoBaseado em fatos reais transcende a barreira entre realidade e ficção também ao fazer o leitor refletir sobre as doses de verdade e imaginação que compõem qualquer obra literária. Delphine de Vigan explora bastante o quanto a vivência e as experiências pessoais de um escritor influenciam na criação de uma história, ao mesmo tempo em que a ficção pode influenciar na vida real de um leitor. Ou seja, no final das contas, o que é a verdade: o que realmente aconteceu ou aquilo que, de alguma forma, se conecta com a gente?

Título original: D’après une histoire vraie
Editora: Intrínseca
Autor: Delphine de Vigan
Ano: 2015
Páginas: 294
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 5 estrelas

selo2016

Anúncios

11 thoughts on “Resenha de Baseado em fatos reais – Delphine de Vigan

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s