Semana Especial Jojo Moyes: a relação entre passado e presente

img_9047

Estamos chegando ao fim da Semana Especial Jojo Moyes :( E como o dia de hoje era livre, escolhi falar sobre uma característica da autora que logo me chamou a atenção e que eu amo: a ligação entre passado e presente. Além de explorar os vários pontos de vista de uma história, Jojo adora traçar duas linhas no tempo e conectá-las ao longo da trama.

Em A Última Carta de Amor, a ligação entre passado e presente é fundamental para o enredo. A obra narra as histórias de Jennifer, que se passa em 1960, e de Ellie, ambientada na época atual. As duas tramas vão se desenvolvendo paralelamente, até se encontrarem nos dias de hoje, o que, claro, é o grande clímax do livro. Gosto muito da dinâmica desse formato e, no caso de A Última Carta de Amor, duas épocas tão distantes ajudam Jojo a mostrar como, apesar de todas as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, o amor continua atemporal.

A garota que você deixou para trás me fez ter certeza que Jojo realmente gosta desse tipo de estrutura. No livro, ela mesclas as histórias de Sophie, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial, e de Liv, quase 100 anos depois. As duas estão conectadas pelo quadro, cujo nome dá título ao livro, em uma trama original e muitíssimo bem amarrada. Assim como em A Última Carta de AmorA garota que você deixou para trás mostra que Jojo não se preocupou apenas em criar romances intensos e reviravoltas. As histórias são muito bem contextualizadas social e politicamente, o que, inclusive, tem certa influência sobre os enredos.

E se ainda falta alguma prova de que Jojo adora relacionar passado e presente, Baía da Esperança é mais uma evidência. A diferença em relação às outras duas obras citadas é que, nessa história, o antes e o depois têm curto espaço de tempo entre si e são conectados através da mesma personagem.

O que vocês acham dessa conexão entre passado e presente?

Veja mais posts da Semana Especial Jojo Moyes

selo2016

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s