Semana Especial Jojo Moyes: os cenários das histórias

5901352991_2aa503251e_b

Chegamos ao terceiro dia da Semana Especial Jojo Moyes e o tema de hoje são os cenários das histórias da autora. Vou começar por A Última Carta de Amor, que foi o primeiro livro de Jojo que li e que tem Londres como pano de fundo. Apesar de não conhecer a capital inglesa (ainda), sou apaixonada pela cidade desde 2004 e, enquanto lia as histórias de Jennifer e Ellie, um verdadeiro filme se passava pela minha cabeça. A parte de Ellie não me chamou tanto a atenção por se passar nos dias atuais. Já a de Jennifer me encantou por ter os anos 60 como ambientação. E o glamour da vida social da protagonista contribuiu para a criação da atmosfera boêmia e sofisticada de Londres.

me-before-you-filming-locations-003

Depois, veio Como eu era antes de você e as ruelas da pequena cidade do interior da Inglaterra. Como eu adoro lugares pitorescos, é claro que me encantei pela Granta House e pelo castelo da família Traynor. E o fato de ter visto o cenário ganhar vida na adaptação cinematográfica só fez com que eu me apaixonasse ainda mais! No filme, o centro histórico de Pembroke, no País de Gales, foi a locação escolhida para a cidade natal de Lou e Will. O Castelo de Pembroke (que aparece na primeira cena de um dos trailers) fez as vezes da propriedade dos Traynor, enquanto Wytham Abbey, em Oxfordshire, ficou com “o papel” da Granta House.

cfc123a3c1c80da6de42bda1cc7956da

Em A garota que você deixou para trás, Jojo nos leva a Paris. A capital francesa é mais um destino pelo qual sou apaixonada antes mesmo de conhecer – graças a Anna e o Beijo Francês. No entanto, no romance da autora, todo o brilho da Cidade Luz é encoberto pela poeira da Primeira Guerra Mundial, que é o pano de fundo da história. Por isso, é impossível apreciar Paris em todo o seu esplendor, mas vale a pena pela contextualização histórica que Jojo criou.

Londres, interior da Inglaterra, Paris… E, então, vamos à Austrália. Em Baía da Esperança, a autora desenvolve uma história que tem muito mais do que um cenário. Isso porque a comunidade de Silver Bay, onde toda a trama se desenrola, se torna praticamente uma personagem do enredo. Não sou muito apaixonada por praia, mas imaginar o local paradisíaco que Jojo descreve foi inspirador!

De qual vocês gostam mais?

Veja mais posts da Semana Especial Jojo Moyes

selo2016

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s