Semana Especial Jojo Moyes: a personagem favorita

O tema do segundo dia da Semana Especial Jojo Moyes, em parceria com a Intrínseca, é a personagem favorita criada pela autora. Não quero falar de Como eu era antes de você a semana inteira, mas a verdade é que não preciso pensar duas vezes antes de eleger Louisa Clark a minha preferida.

Aos 26 anos, Lou está sem rumo. Trabalha em um café onde não existem perspectivas e leva um relacionamento baseado em comodidade. No entanto, o fato de não saber o que fazer da vida não quer dizer que a protagonista de Como eu era antes de você não saiba quem é por trás de todas as convenções sociais. Muito pelo contrário! E ela faz questão de demonstrar a forte personalidade por meio das roupas divertidas e extravagantes.

E, então, Will aparece para tirar Lou de sua zona de conforto – em todos os aspectos. O primeiro é que a personagem deixa de ser a atendente de um café para se tornar a cuidadora de um homem tetraplégico. E como se não bastasse depender dela para tudo, o homem em questão ainda é um mal-humorado que adora ser desagradável! Diferente dos outros, Will não se rende ao alto-astral de Lou, que na verdade chega a irritá-lo. E, então, ela precisa encontrar outra forma de se aproximar dele.

Acostumado às mulheres “normais”, Will não aprova os looks de Lou e faz questão de deixar isso claro. Ela não se acanha, mas obviamente não se sente tão confortável em sua própria pele. Quando ela se acostuma ao temperamento do patrão, até parece que ele faz questão de tirá-la de sua nova zona de conforto. E, então, depois de tantos anos ao lado de um homem insosso como Patrick, a  protagonista deixa seus domínios por completo quando se descobre apaixonada por outro, mesmo sabendo que ele está prestes a tirar a própria vida. E eu acho que não existe forma mais dolorosa de tirar alguém da zona de conforto do que essa…

Sei que estamos falando sobre o livro, mas não posso deixar de dizer que a adaptação cinematográfica só me fez amar Lou ainda mais. Emilia Clarke ficou perfeita na pele da personagem e em todos os sentidos: as expressões, a caracterização, a alegria e, principalmente, a determinação. Logo que a atriz foi anunciada para o papel de Lou, fiquei receosa por não conhecer o trabalho dela. No entanto, hoje não consigo pensar em escolha melhor!

Voltando à obra de Jojo Moyes… Mais uma vez, Como eu era antes de você nos mostra que o amor é mesmo feito de contradições. Ao mesmo tempo em que discorda de Lou em vários aspectos, Will a aceita exatamente como é. Com as roupas excêntricas, o otimismo inabalável, as meias listradas e tudo o mais. E, por fim, a tira de sua zona de conforto de maneira definitiva. Porque pensar em Will nunca será confortável. E não viver a vida  quando se tem escolha também.

Veja mais posts da Semana Especial Jojo Moyes

selo2016

Anúncios

2 pensamentos sobre “Semana Especial Jojo Moyes: a personagem favorita

  1. Concordo com você, a Lou já é apaixonante no livro, no filme ficou mais ainda! Eu adoro o jeito atrapalhado mas perspicaz dela. É uma personagem muito real na verdade, porque ao mesmo tempo que está perdida sobre seu rumo na vida, ou não tem coragem de se impor em algumas coisas, ela ainda é cheia de personalidade e eu adoro isso nela!

    1. Exatamente! Às vezes, a gente dá muito valor para as conquistas das pessoas, o que elas representam por meio de uma carreira bem-sucedida, do dinheiro, do status. Mas a Lou é uma pessoa que a gente admira pelo que ela realmente é, né?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s