Quando vi Sou fã. E agora? no kit de brinde do Encontro de Blogueiros da Companhia das Letras, confesso que não dei muita atenção (embora tenha achado a capa muito fofa!). Mas quando a Frini Georgakopoulos conversou com os blogueiros (ela também participou do encontro), a achei tão simpática e divertida, que decidi ler o livro. Sou fã. E agora? não é muito meu estilo de leitura, por isso, realmente não esperava me identificar com absolutamente tudo o que lia. Mas aconteceu – e eu adorei!
Como o título do livro já dá a entender, Frini fala sobre a arte de ser fã e a cartase que isso provoca. A obra é divertida e a autora parece fazer questão de se mostrar “gente como a gente”. O resultado é um livro “de fangirl para fangirl (ou fanboy)” e que, apesar de não ter um pingo de pretensão, traz muita informação e desmistifica vários aspectos da literatura – especialmente os gêneros young adult e chick lit. A discussão vai ainda mais longe, abordando o preconceito literário, um tema que adoro e que dá muito pano para manga!
Além da capa super fofa e que ilustra a temática muito bem, Sou fã. E agora? também conta com uma diagramação divertida e colorida, que me lembrou o visual de revista. O estilo de escrita de Frini é simples (no bom sentido) e super objetivo, o que faz parecer que ela realmente está ali, conversando com a gente e compartilhando os surtos de fã! Para reforçar o ar interativo da obra, a autora propõe que o leitor crie as irresistíveis listas – de heróis literários favoritos, cenários de histórias marcantes, personagens que morreram e nos arrasaram e por aí vai.
Eu sou uma fangirl assumida, então, foi fácil me identificar com Frini. Mas a verdade é que, no fim das contas, ler Sou fã. E agora? exemplificou muito bem a experiência de encontrar pessoas que também amam aquilo que a gente ama! Jogos Vorazes, Harry Potter, A Culpa é das Estrelas, A Seleção, Por Lugares Incríveis, Divergente… Tudo isso (e mais um pouco) são referências citadas na obra! Tem como não amar?
Título original: Sou fã. E agora?
Editora: Seguinte
Autor: Frini Georgakopoulos
Publicação original: 2016
[…] esperar nada de uma leitura e terminá-la simplesmente encantada! Foi o que aconteceu quando li Sou fã! E agora?, da Frini Georgakopoulos. Como contei na resenha (e no Instagram e em todo lugar) , decidi ler o […]
[…] que nem tudo o que o autor escreve é ouro.Muito pelo contrário. O livro que mais me surpreendeu: Sou fã. E agora?, Frini Georgakopoulos | Ganhei Sou fã. E agora? no Encontro de blogueiros da Companhia das […]