Bienal do livro 2016 – Encontro de blogueiros da Companhia das Letras: novidades, lançamentos e encontro com Jennifer Niven

Ainda não fui prestigiar a Bienal do Livro 2016 no Anhembi, mas o evento começou para mim no último sábado, 27 de agosto, com o Encontro de Blogueiros da Companhia das Letras <3 Durante o evento, que aconteceu no Unibes Cultural, a equipe da editora contou um pouco sobre os lançamentos e projetos  para 2016/2017 e ainda promoveu um maravilhoso encontro com Jennifer Niven, a autora de Por Lugares Incríveis! E neste post vou contar os “melhores momentos” do dia!

O BRINDE
Sim, a gente ganha cortesias e presentinhos da Companhia das Letras o ano todo. Mas na Bienal tem mais!

img_8304

Todos os brindes do encontro vieram dentro da ecobag da Seguinte, com os nomes de vários autores do selo. Dentro dela, estavam três livros: O Problema dos Três Corpos, de Cixin Liu, a primeira obra não escrita originalmente em inglês a vencer o Prêmio Hugo; O Erro, de Elle Kennedy, que é o segundo da série Amores Improváveis; e Sou fã! E agora?, de Frini Georgakopoulos, que estava lá no encontro e é super divertida!

Também ganhamos um caderninho de O Livro de Memórias, de Lara Avery; post its de Sou fã! E agora?; cards de A Seleçãomarca-páginas e bottoms super fofos e divertidos; material promocional de A Espiã, novo livro de Paulo Coelho; e material promocional da Suma de Letras! Nos próximos dias, vou mostrar mais detalhes do kit lá no meu Instagram :)

AS PRINCIPAIS NOVIDADES
Com muito bom humor e amor aos livros, a equipe da Companhia das Letras nos apresentou alguns dos lançamentos e projetos para a “temporada 2016/2017”. Tem muita coisa legal, mas, para o post não ficar extenso demais, selecionei as que mais me chamaram a atenção!

A Colônia, Ezekiel Boone
A Colônia é o livro perfeito para quem gosta de histórias de terror, cenários apocalípticos e/ou filmes tipo Aracnofobia. Lançado pela Suma de Letras em agosto de 2016, a obra de Ezekiel Boone retrata a humanidade ameaçada por uma espécie ancestral e assustadora de aranhas.

Bridget Jones, Helen Fielding
Quem é fã de Bridget Jones sabe que os dois primeiros livros da série foram publicados no Brasil pela Record, enquanto o terceiro, Louca pelo garoto, chegou ao País pela Companhia das Letras. E a editora têm duas ótimas novidades para os leitores: a primeira é que a série completa foi republicada com capas novas – e todas combinandinho, sim -, disponíveis a partir deste mês de agosto! E a segunda é que vem livro novo por aí! O Bebê de Bridget Jones será lançado em outubro nos Estados Unidos e se passa antes de Louca pelo garoto (ou seja, tem Mark Darcy!) . A obra conta quase a mesma história do filme que estreia em 22 de setembro no Brasil – digo quase porque ainda conta com Daniel Cleaver, que foi substituído por Jack Qwant.

Cujo, Stephen King
De alguém que nunca havia lido um livro de Stephen King, me transformei em fã do autor. Então, qualquer coisa que venha dele, eu quero! Cujo é um dos clássicos de King e, há algum tempo, está esgotado no Brasil. Mas só até outubro, que é quando a Suma de Letras lança uma nova edição, em capa dura e tudo! A novidade faz parte do projeto Biblioteca Stephen King, que tem como missão republicar clássicos do autor em edições de luxo!

holdinguptheuniverse

Holding up the universe, Jennifer Niven
Um ano e meio foi o suficiente para você se recuperar de Por Lugares Incríveis? Tomara que sim, porque Jennifer Niven também está de livro novo! Holding up the universe chega ao Brasil pela Seguinte em novembro de 2016 e conta a história de Jack e Libby. Ele sofre prosopagnosia, doença que não permite que o portador reconheça a fisionomia de ninguém, enquanto ela ficou conhecida como “a adolescente mais gorda da América”, após a morte da mãe. Se serve de consolo, Jennifer disse que a história é “um pouco mais feliz que Por Lugares Incríveis“. Não é difícil, né? Hahaha!

Ninguém vira adulto de verdade, Sarah Andersen
Com lançamento previsto para setembro de 2016, Ninguém vira adulto de verdade parece tão divertido e honesto quanto o incrível Hyperbole and a HalfA obra é uma compilação de tirinhas de Sarah Andersen, que tem mais de 1 milhão de inscritos em sua página no Facebook e retrata o que é ser um jovem adulto na vida moderna.

O Livro de Memórias, Lara Avery
Quem acompanha o blog já viu a resenha de O Livro de Memórias por aqui! Mas faço questão de colocá-lo entre os destaques da Companhia das Letras porque é realmente um livro encantador! A obra de Lara Avery acabou de ser lançada no Brasil pela Seguinte e conta a história de Sammie, uma adolescente brilhante que vê seu futuro ameaçado por uma doença degenerativa.

seconds

Seconds, Bryan Lee O’Malley
Do autor de Scott Pilgrim, Seconds parece unir a sensibilidade no estilo de Retalhos a uma irresistível viagem no tempo! A obra (que, se não me engano, recebeu o título de Repetecos no Brasil) será publicada pela Quadrinhos na Cia. e tem lançamento previsto para outubro de 2016!

Scythe, Neal Shusterman
Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2017, Scythe retrata um futuro distópico em que as doenças foram eliminadas e a única maneira de morrer é ser assassinado por um scythe. O livro conta a história de de Citra e Rowan, dois adolescentes que não têm interesse em matar, mas que são designados como aprendizes de scythe. Confesso que me interessei pela história, mas não sei se estou a fim de entrar em uma nova série.

We have always lived in the castle, Shirley Jackson
Um clássico da literatura de terror, We have always lived in the castle é considerado um dos principais livros do gênero por ninguém menos do que Donna Tartt e Neil Gaiman. A obra conta a história da família Blackwood, que enfrenta um cenário hostil e assustador durante a busca por um assassino. Agora, duas notícias, uma boa e outra nem tanto: a primeira é que a Suma de Letras irá publicar We have always lived in the castle no Brasil; a segunda é que teremos que esperar até agosto de 2017.

O ENCONTRO COM JENNIFER NIVEN
Assim que soube do Encontro de Blogueiros da Companhia das Letras, fiquei animadíssima! Afinal, sabia que seria muito legal estar entre pessoas que amam livros tanto quanto eu, além de conhecer pessoalmente a equipe com quem conversamos 1 ano inteiro durante a parceria! No entanto, quando eles contaram que Jennifer Niven estaria no encontro, quase morri de felicidade – Por Lugares Incríveis é “apenas” um dos livros que mais amo na vida!

Era óbvio que o dia reservava muitas emoções! Mas devo admitir que teve mais adrenalina do que eu gostaria! Assim que chegamos ao evento, nos contaram que o voo de Jennifer para o Brasil havia atrasado mais de 14 horas e que ela tinha acabado de chegar ao País. E como a autora tinha sessões de autógrafos na Bienal naquele dia, não estava em condições de comparecer ao encontro. É claro que ficamos tristes, mas entendemos a situação. Eis que, quase no final do evento, houve um plot twist e nos disseram que Jennifer fazia questão de nos conhecer e estava a  caminho!

img_8259

De repente, a autora de Por Lugares Incríveis surgiu, pedindo licença humilde e educadamente entre os convidados do encontro, arrastando uma mala de rodinhas. Completamente surreal <3 Quem segue a Jennifer no Instagram sabe o quão fofa ela parece ser. E, olha, posso dizer que ela é realmente incrível! Apesar do cansaço, a autora respondeu a várias perguntas sobre seu best-seller e o próximo lançamento e atendeu a todos os fãs, com direito a autógrafos e selfies. Ah, e o mais fofo: ela levou um exemplar de Por Lugares Incríveis e pediu que nós o assinássemos para que ela guardasse de lembrança. Muito fofa – sim ou claro?

Sobre Por Lugares Incríveis
Por Lugares Incríveis foi com certeza um dos principais lançamentos da Seguinte em 2015. E não foi por acaso que conquistou tanta gente! A obra fala sobre suicídio e depressão de maneira honesta e até brutal, mas em nenhum momento perde a sensibilidade ou romantiza a situação. No final do livro, Jennifer conta que um menino que ela conhecia e amava se matou e que foi ela quem o encontrou. E é quando a história de Por Lugares Incríveis, apesar de já ter chegado ao fim, realmente nos toca. Porque ela deixa de ser ficção para, de alguma forma, se tornar realidade. E por mais que saibamos que existem muitas Violets e Finches mundo afora, nos damos conta de que acabamos de ler algo extremamente pessoal e real.


E é claro que Jennifer falou bastante sobre Por Lugares Incríveis durante o encontro! Ela nos contou que, no início, o livro sofreu certo preconceito por tratar de assuntos tão delicados como a depressão e o suicídio. E reforçou que esses são temas que precisam ser discutidos, principalmente com os adolescentes, mas que é necessário ter cuidado para não “glamourizar” a situação.

ellefanning-jenniferniven

A versão cinematográfica do livro tem estreia prevista para 2017 e Jennifer contou que, no início, a adaptação da história foi uma experiência assustadora. “Costumo dizer que escrever um livro é um processo solitário, enquanto escrever um roteiro é algo muito colaborativo”, justificou. A autora ainda contou que  ela  e a equipe do filme já visitaram todos os lugares a que Violet e Finch vão no livro, inclusive o Buraco Azul. Ou seja, se ainda havia alguma dúvida de que altas emoções vêm por aí, elas acabaram agora!

Lembro que, logo que a adaptação de Por Lugares Incríveis foi anunciada, noticiaram que Nicholas Hoult seria Finch. Eu quase surtei porque sou fã do ator e seria incrível vê-lo na pele de um personagem tão maravilhoso. No entanto, as negociações pareceram esfriar e somente Elle Fanning foi confirmada no elenco. “Eu escrevi a Violet com a Elle em mente. Quando contei isso, ela me perguntou quem era o meu Finch e eu respondi ‘Nicholas Hoult’. Então ela me disse que havia acabado de fazer um filme com ele e que poderia mandar uma mensagem naquele instante. Na hora pensei ‘sim, manda!’, mas depois me dei conta de que o Nicholas está muito ‘homem’ agora. O Finch perfeito seria ele há alguns anos. Fiquei com o coração partido!”, contou a autora. Pessoalmente, acho que se, com quase 30 anos, Theo James foi capaz de interpretar o Four de 18 anos, tudo é possível! Mas Jennifer garantiu que há boas opções para Finch e tenho certeza de que não existe ninguém melhor do que ela para fazer essa escolha <3

Sobre Holding up the universe
Jennifer também nos contou um pouco mais sobre Holding up the universe e, claro, nos deixou ainda mais curiosos para ler o novo livro! “A Libby é uma das personagens que mais gostei de escrever. É muito corajosa! E em Holding up the universe, ela e Jack aprendem a reconhecer um ao outro e a encontrar seu lugar no mundo. É um romance sobre enxergar e ser enxergado”, conta a autora.

Eu sei que o post ficou gigante, mas não poderia deixar de contar mais detalhes sobre o Encontro de Blogueiros da Companhia das Letras <3 Só tenho a agradecer à editora pela parceria e pela deliciosa manhã de sábado! Espero que tenham gostado das novidades :)

Anúncios

12 thoughts on “Bienal do livro 2016 – Encontro de blogueiros da Companhia das Letras: novidades, lançamentos e encontro com Jennifer Niven

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s