Semana Especial Pax: a mensagem da história

Pax é o “lançamento-xodó” da Intrínseca e, para espalhar a linda mensagem da obra de Sara Pennypacker, a editora convidou os blogs parceiros a participar de mais uma Semana Especial (já fizemos de LoneyO Regresso Toda luz que não podemos ver).

img_8006

Pax é o tipo de livro que encanta do início ao fim. E, entre tantos aspectos que chamam a atenção na obra de Sara Pennypacker, é justo dizer que a moral da história se destaca. A amizade é o grande pilar da trama, mas a mensagem central não se resume a isso. A primeira lição que aprendemos com Pax é que, por mais que haja amor e lealdade, todos estamos sujeitos a erros – e dos graves. No entanto, justamente porque há amor e lealdade, há humildade para se redimir e disposição para perdoar.

A determinação é outro ponto em que Sara Pennypacker foca bastante, tanto por meio de Pax, quanto de Peter. Mas, mais do que retratar a importância de perseguir um objetivo, a autora mostra que a determinação não vence sem perseverança. E isso os dois protagonistas da história têm de sobra! E é aí que entra Vola, com o papel de fazer Peter (e o leitor) entenderem que nem tudo se resume a seguir o coração. Ser determinado e perseverante é fundamental, mas também é preciso uma dose de racionalidade.

Já diria Stephanie Perkins, em Anna e o Beijo Francês, que lar não é um lugar e, sim, uma pessoa. Pax e Peter sabem disso muito bem. No entanto, durante a jornada narrada no livro, os dois descobrem que, ao mesmo tempo em que dois podem se tornar um, cada indivíduo permanece único. E durante o tempo que passam separados, cada um com suas angústias, dúvidas e medos, Pax e Peter se redescobrem e redefinem seus lugares no mundo.

Não restam dúvidas de que Pax é uma história cheia de mensagens. No entanto, para mim, a obra de Sara Pennypacker é, acima de tudo, sobre o sentimento de pertencer. E sobre a coragem de respeitar a liberdade de quem não nos pertence mais.

Veja os outros posts da Semana Especial Pax!

selo2016

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s