Resenha de Retalhos – Craig Thompson

img_7563

Retalhos conta a história do próprio autor, Craig Thompson, desde a infância até a vida adulta. Deus e fé são assuntos que permeiam toda a trama, já que a família do protagonista é extremamente religiosa. A relação com o irmão mais novo também é uma das bases da obra, principalmente o distanciamento durante a adolescência e o remorso que Thompson sente por nem sempre ter sido justo com ele. O outro pilar da história é Raina, o primeiro amor do protagonista, que muda a forma como ele enxerga a vida e a religião e lhe dá coragem para seguir seu próprio caminho.

>> Encontre o melhor preço de Retalhos

Já fazia um bom tempo que eu queria ler Retalhos! Estava super curiosa, pois só ouvi opiniões positivas a respeito da obra de Craig Thompson. Como é em formato de quadrinhos, o livro é super fluido e leve, apesar de não tratar de temáticas tão tranquilas assim. E por ser autobiográfico, pode-se dizer que, justamente por não contar com acontecimentos bombásticos, Retalhos é brutal, ao mesmo tempo em que é delicado e sutil.

Desde o início, percebi que a simplicidade e a honestidade seriam as tônicas da obra. E teriam mesmo que ser para que Craig Thompson abordasse assuntos como bullying, crenças, relações em família e expectativas de maneira real, sem ser pedante ou dramático demais. Como mostra boa parte da adolescência do protagonista, Retalhos tem uma dose de descobertas pessoais, em relação ao mundo e a si mesmo. E o fato de que Craig Thompson se sente tão diferente de todos, tanto em casa quanto perante à sociedade, faz com que seja automático se identificar com o personagem.

Mas, apesar de ter tratar de temáticas polêmicas e delicadas – e com méritos -, para mim, Retalhos é um livro sobre o primeiro amor e como ele dura para sempre. Se não na realidade, de maneira indireta, na forma como transforma as pessoas. Ao mesmo tempo, é também uma história sobre os tormentos de ser diferente, as delícias de sonhar a dois e a necessidade de reconstruir relações – com os outros e com si mesmo.

Título original: Blankets
Editora: Companhia das Letras
Autor: Craig Thompson
Ano: 2003
Páginas: 592
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 5 estrelas

selo-cia-das-letras

Anúncios

4 pensamentos sobre “Resenha de Retalhos – Craig Thompson

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s