Donnie Darko – Richard Kelly

Donnie Darko já foi preso por incendiar uma casa e, por isso, é considerado um garoto problemático. No entanto, a situação ganha novos contornos quando, certa noite, Donnie é acordado por um homem vestindo uma assustadora fantasia de coelho, que atende pelo nome de Frank. Quando acorda, o garoto está em um campo de golfe e, ao chegar em casa, descobre que a “intervenção” o salvou da morte, já que a turbina de um avião caiu exatamente em seu quarto. Após o primeiro contato, Frank volta a procurar Donnie para revelar que o mundo irá acabar dentro de 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos.

Encontre o melhor preço de Donnie Darko

Como contei no post sobre os filmes que assisti em julho, sabia da existência do filme Donnie Darko, mas, como nunca me dei ao trabalho de saber do que se tratava, não tinha interesse em assisti-lo. A primeira faísca surgiu quando a Darkside Books lançou essa edição maravilhosa, que não passa despercebida pelo olhar de nenhum leitor assíduo. Pouco depois, meu namorado coincidentemente comentou que gostaria de assistir ao filme, que, para completar, estava disponível na Netflix. Decidimos ver logo, antes mesmo de ler o livro que, até então, eu achava ser a obra que inspirou o longa (quando, na verdade, é exatamente o contrário).

Filme assistido, vieram as dúvidas e a vontade de tirar tudo a limpo. Pesquisando sobre a história, descobri que o livro Donnie Darko contava com alguns trechos do livro fictício A Filosofia da Viagem no Tempo, de Roberta Sparrow (aka Vovó Morte), que é a chave para entender a trama. Se eu precisava de mais algum motivo para comprar a edição da Darkside, encontrei aí. A obra foi lançada em 2003 (2 anos após o longa) e, por ser em formato de roteiro, é bem fluida e rápida de ler. Além disso, conta também com prefácio escrito por Jake Gyllenhaal, que interpretou Donnie Darko, e uma longa entrevista com Richard Kelly, em que o diretor e roteirista conta mais sobre as inspirações e influências por trás de sua obra-prima.

Sim, o livro Donnie Darko, especialmente o breve trecho de A Filosofia da Viagem no Tempo, ajuda a entender um pouco mais da história. Mesmo assim, confesso que ainda fiquei com algumas dúvidas e recorri à internet para sanar algumas delas. Agora, o próximo passo é assistir à versão estendida de Donnie Darko, onde dizem que encontramos mais algumas respostas. E como o livro é em formato de roteiro e foi “escrito” como complemento ao filme, recomendo assistir à versão original do longa primeiro.

Muito embora o roteiro complexo seja o principal atrativo de Donnie Darko, a verdade é que a história de Richard Kelly é muito mais do que isso. Além de retratar os dilemas comuns à adolescência, a história foca bastante na existência (ou não) de Deus, mas não como religião e, sim, como força maior.

Título original: The Donnie Darko Book
Editora: Darkside Books
Autor: Richard Kelly
Ano: 2003
Páginas: 254
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 4 estrelas

Anúncios

One thought on “Donnie Darko – Richard Kelly

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s