Semana Especial Loney: a construção da atmosfera

Loney é uma das grandes apostas da Intrínseca para 2016 e, para levar a história de Andrew Michael Hurley ainda mais longe, a editora convidou os blogs parceiros a participar de mais uma Semana Especial (já fizemos de O Regresso e também de Toda luz que não podemos ver).

A criação da atmosfera talvez seja o maior mérito de Andrew Michael Hurley em Loney. O que faz todo o sentido, já que o grande protagonista na história não é um personagem e, sim, um lugar. E para mim, a ambientação física é um dos principais ingredientes para a construção da atmosfera de uma trama, seja ela alegre ou assustadora. Não por acaso, o Loney, com suas intrigantes e misteriosas peculiaridades, é o cenário propício para o desenvolvimento de uma história de suspense.

Outro ingrediente fundamental para a criação da atmosfera de Loney é o fato de que o leitor nunca sabe ao certo com o que de fato está “lidando”. Bruxaria, assombração, maldição ou até loucura? E as dúvidas e especulações acerca de tudo o que ainda vai se desenrolar contribuem não apenas para o terror psicológico da história (assunto do primeiro post da Semana Especial), mas para a construção da atmosfera pesada e, às vezes, até sufocante.

A presença fortíssima da religião (que será o tema da quinta-feira) também é determinante em Loney. Para mim, tudo o que envolve a discussão da existência ou não de Deus ou uma força superior é automaticamente polêmico e inquietante, além de flertar perigosa e tentadoramente com o oculto. E para completar, cada personagem apresenta particularidades – como o fanatismo da mãe de Smith, a dualidade do Padre Bernard, o comportamento incompreensível do Padre Wilfred – que se completam e tornam cada aspecto da trama ainda mais intrigante.

E isso tudo somado ao desconforto que o Loney como espaço impõe aos personagens , e consequentemente ao leitor, não poderia resultar em nada menos do que uma atmosfera muito bem construída, que envolve justamente por revelar, ao mesmo tempo, tudo e nada sobre a história.

selo2016

Anúncios

One thought on “Semana Especial Loney: a construção da atmosfera

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s