Semana especial Loney: o terror psicológico da história

Loney é uma das grandes apostas da Intrínseca para 2016 e, para levar a história de Andrew Michael Hurley ainda mais longe, a editora convidou os blogs parceiros a participar de mais uma Semana Especial (já fizemos de O Regresso e também de Toda luz que não podemos ver).

img_6670

O primeiro tema da semana é “o terror psicológico da história”, que já começa pela capa: uma paisagem sombria e misteriosa, “emoldurada” por galhos de árvores (o conceito, aliás, me lembrou um pouco a capa de Invocação do Mal – ou seja, ótima referência). E, ao passo em que nos aprofundamos na trama e conhecemos o Loney, mais nos vemos em um lugar exatamente como o da foto.

No início, o autor, por meio do protagonista que atende apenas pelo sobrenome Smith, nos contextualiza tanto em relação ao Loney, quanto em relação ao background do personagem e de sua família católica fervorosa. E a pitada de terror psicológico, que fica muito por conta do intrigante Loney, ganha o reforço da contraditória relação dos Smith com todo o universo religioso que permeia a história.

Eu confesso que, pela sinopse e pelos comentários nas redes sociais, esperava que Loney tivesse um pouco mais de horror. Mas e é justamente a ausência de “cenas explícitas” que alimenta o terror psicológico da trama. Não se trata de sangue, morte e assombrações. Ou de descrições detalhadas sobre cenas chocantes e assustadoras. O segredo é justamente dar margem para que o leitor imagine, especule e mergulhe em um universo criado por ele mesmo dentro da história do autor. E isso Andrew Michael Hurley soube fazer muito bem: sempre sutil e nunca descarado, Loney é um ótimo exemplo de terror psicológico.

selo2016

Anúncios

9 thoughts on “Semana especial Loney: o terror psicológico da história

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s