Trilha sonora literária

Eu sou viciada em música e sou do tipo que, como dizem, a vida tem trilha sonora! E, como boa leitora, é claro que algumas leituras acabam marcadas por uma faixa ou outra. Na maioria das vezes, a culpa é das estrelas dos filmes, mas, de qualquer maneira, compartilho com vocês minha trilha sonora literária!

A Culpa é das Estrelas, John Green

mgid-uma-video-mtv

Desde que assisti ao trailer de A Culpa é das Estrelas, a música Boom Clap, de Charli XCX não saiu da minha cabeça. A faixa embala a viagem de Gus e Hazel a Amsterdam e, na minha opinião, tem tudo a ver com a história deles: romântica, sim, mas também alegre e divertida <3 Quando reli o livro de John Green, aproveitei para fazê-lo ao som de Boom Clap.

“You’re picture perfect blue
Sunbathing on the moon
Stars shining as your bones illuminate
First kiss just like a drug
Under your influence
You take me over you’re the magic in my veins
This must be love”

A MediadoraMeg Cabot

Lifehouse UMG

Como vocês já estão cansados de saber, A Mediadora é uma das minhas séries favoritas desde 2006, quando a li pela primeira vez. E me envolvi tanto com a leitura que criei até uma trilha sonora, haha! São três músicas:

I have loved you, Jessica Simpson: eu amava tanto A Mediadora que não apenas era membro de inúmeras comunidades no Orkut, como também participava ativamente delas. Em um tópico sobre músicas que combinavam com a trama, alguém sugeriu I have loved you. E não é que tem tudo a ver mesmo?

“If I never see your face
If wings take you away from me
And tomorrow never happens, baby
If the world comes tumbling down
And crumbles all around us
Fate turns cruel
You’re on your knees
So desperate for one truth
Know that I have loved you

Without a single hesitation
Without thought or reservation
Baby, I’ll be waiting ”

That girl has love, Rooney: por motivos que explicarei mais abaixo, eu estava viciada em Rooney em 2006. E coincidentemente, a música That girl has love me fazia lembrar muito de A Mediadora, por conta destes trechos – era só substituir o “she” por “he”<3:

“I didn’t have a clue then,
That a kiss would change my whole life again
She walked into my room when I was alone

[…]
She doesn’t know, things will never be the same again
She’ll always be seventeen”

You and Me, Lifehouse: You and Me foi outra música sugerida no tópico do Orkut. Não acho que combine taaaanto com a história, mas marcou minha leitura.

“Cause it’s you and me and all of the people
With nothing to do
Nothing to prove
And it’s you and me and all of the people
And I don’t know why
I can’t keep my eyes off of you

There’s something about you now
I can’t quite figure out
Everything she does is beautiful
Everything she does is right”

As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

smiths

Confesso que, mesmo quando o livro tem referências musicais específicas, não costumo me apegar muito a elas. Mas com As Vantagens de Ser Invisível foi diferente. Talvez porque as faixas tenham realmente muito a ver com a história ou porque conheço e gosto de algumas – afinal, Charlie é muito fã de The Smiths! Não sei, mas algo aconteceu e o dia que eu reler o livro, com certeza usarei-as como trilha sonora.

Divergente, Veronica Roth

112784

A adaptação de Divergente foi a responsável pelo meu amor pela Ellie Goulding! Tudo começou com Beating Heart, a música tema de Tris Prior (e que realmente tem tudo a ver com ela!!). A trilha sonora do filme ainda conta com mais três músicas da cantora, Hanging On, My Blood Dead in the water, e amo demais as duas primeiras <3 Hoje, a Ellie é uma das minhas cantoras queridinhas!

“Wanna hear your beating heart tonight
Before that bleeding sun comes alive
I want to make the best of what is left hold tight
And hear my beating heart one last time
Before daylight”

photo_rooney2_300rgb

O Diário da Princesa, Meg Cabot
O Diário da Princesa é o campeão de trilhas sonoras, muito por causa do filme! Como assisti à adaptação antes de ler os livros, a leitura de toda a série foi embalada por várias músicas especiais <3

Catch a falling star, Perry Como: como assisti a O Diário da Princesa muitas e muitas vezes, decorei quase todas as cenas do filme. E eu simplesmente amo quando Mia, acompanhada do coral, canta um trechinho de Catch a falling star, de Perry Como <3

Miracles Happen, Myra: meu amor por essa música não foi tão duradouro quanto por outras faixas da trilha sonora do filme. Mas eu amo tanto a cena em que ela toca (no final do filme, durante o baile) que, até hoje, ainda escuto em momentos de nostalgia!

Rooney: não é uma música só e, sim, e banda toda!! Como prometido lá em cima, aqui vai a explicação para meu vício em Rooney. Michael Moscovitz foi minha primeira crush literária e, por tabela, me apaixonei também por Robert Schwartzman, o ator que interpreta o personagem (perfeitamente!!!) no filme. Não sei se vocês já perceberam, mas na cena em que Mia vai na oficina visitar seu carro, Michael está tocando teclado. E a música, Blueside, é do Rooney, banda de Robert na vida real. Na época, baixei todas as músicas deles e viciei – na verdade, escuto até hoje.

What makes you different (Makes you beautiful), Backstreet Boys: minha música preferida da trilha sonora do filme <3 Me acompanhou durante muitas fossas nessa vida, haha!

O Diário de Bridget Jones, Helen Fielding

p01bqmpd

Bridget Jones é um caso à parte na minha vida de leitora: apesar de (ou justamente por causa disso) não gostar muito os livros, AMO as adaptações! Amo Colin Firth como Mark Darcy, Renée Zellweger como Bridget e Hugh Grant como Daniel Cleaver. E sabe o que eu também amo demais? A trilha sonora! Canto junto mesmo, especialmente Out of Reach, de Gabrielle, e Someone Like You, de Dina Carroll! Se um dia resolvesse reler os livros (provavelmente não vai acontecer), teria que ser ao som dessas músicas!!

Conhecem/gostam de algumas dessas músicas? <3

Anúncios

One thought on “Trilha sonora literária

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s