Filme: Invocação do Mal 2

invocacao-do-mal-2-4

Sete anos após os acontecimentos que envolveram a família Perron (Invocação do Mal), Ed e Lorraine Warren cogitam se aposentar das investigações paranormais. É quando a igreja britânica pede que o casal viaje para Londres, a fim de observar a casa da família Hodgson, onde Janet, uma garota de 11 anos, tem sido aterrorizada por um espírito demoníaco.

Já contei aqui no blog que, desde a infância, sou muito fã de filmes de terror. Mas admito que, depois de longas como O Sexto Sentido Os Outros, que redefiniram o gênero, passamos por uma fase de títulos muito fracos e mais previsíveis do que o aceitável. E, então, em 2013, James Wan nos presenteou com Invocação do Mal. Protagonizado por Ed e Lorraine Warren, um casal de investigadores paranormais da vida real, o filme colocou o terror sob uma nova luz, mostrando que um bom longa do gênero não precisa se resumir a sustos e fantasmas.

MK2_2743.dng

Invocação do Mal foi sucesso de crítica e público e não demorou para que fosse anunciada a sequência do filme – além de Annabelle, de 2014, que é um spin-off da história. Foram quase 3 anos de espera e, embora tudo indicasse que o segundo longa seria tão bom quanto o primeiro, altas expectativas são sempre facas de dois gumes. Eis que, em Invocação do Mal 2, James Wan repete a fórmula do sucesso, mas também traz novos elementos.

Um dos grandes trunfos da franquia é o fato de as histórias serem baseadas em personagens e fatos reais. E muito embora fossem investigadores paranormais, ou seja, charlatões para muitos, Ed e Lorraine Warren inspiravam certa credibilidade e foram responsáveis por muitos casos célebres, incluindo o famoso episódio de Amityville. A escolha de Patrick Wilson, que já havia trabalhado com Wan em Sobrenatural, e Vera Farmiga como os protagonistas foi certeira: além de carismáticos, os atores convencem como casal e fazem com que o espectador se envolva com os personagens enquanto pessoas e não espere apenas por bons sustos (admito que me emocionei na cena em que Ed/Patrick canta Elvis Presley para a família Hodges). E é justamente esse “toque de drama”, exatamente como O Sexto Sentido, por exemplo, que diferencia a franquia de muitos outros filmes do gênero.

invocacao-do-mal-2-2

No entanto, apesar de bater na tecla de que Invocação do Mal é mais do que um franquia genérica de horror, há que se ressaltar que também não deixa a desejar no quesito “terror por terror”. Assim como no primeiro longa, Wan faz uso dos clichês do gênero, mas nas cenas certas e na medida ideal. Em compensação, também sabe ser sutil e manipular o espectador, criando falsos momentos de clímax, que são compensados por sustos inesperados.

A trilha sonora, com faixas que marcaram os anos 1960 até o início dos anos 1980, é um destaque à parte. E, com músicas como Bus Stop, do The Hollies, e I started a joke, dos Bee Gees, não apenas contextualizam a história, que se passa na década de 1970, como também criam uma atmosfera particular e, em alguns momentos, até ironicamente leve e alegre. O figurino típico da época e a caracterização dos personagens, em especial de Madison Wolfe, que interpreta Janet brilhantemente, também contribuem bastante para a criação desse “universo”.

invocacao-do-mal-2-1

O fato de Invocação do Mal 1 e 2 serem baseados em fatos reais torna tudo mais assustador, mas não é novidade para ninguém que Hollywood se apropria de histórias verídicas, exagerando alguns aspectos e até criando novos fatos. E lendo sobre o Poltergeist de Enfield, como ficou conhecido o caso que inspirou o segundo filme, fica evidente que esta não é uma exceção. No entanto, a “romantização” não diminui em nada a qualidade de Invocação do Mal 2 ou os méritos de James Wan. E se a batalha final entre os Warren e a entidade demoníaca deixa um pouco desejar, o plot twist (que obviamente não vou entregar para não dar spoiler) é, senão inédito, um grande diferencial entre os filmes de terror.

Título original: The Conjuring 2
Diretor: James Wan
Ano: 2016
Minutos: 133
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Madison Wolfe e Franka Potente
Avaliação: 4 estrelas

Anúncios

8 pensamentos sobre “Filme: Invocação do Mal 2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s