Resenha de O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

img_3360

O principezinho é um garoto que decide abrir mão da segurança de seu pequeno planeta para viajar pelo universo. Durante sua jornada, ele passa por uma série de encontros que, ao mesmo tempo em que o ensinam mais sobre o comportamento humano, menos o fazem entender a dinâmica das “pessoas grandes”.

>> Encontre o melhor preço de O Pequeno Príncipe

Não li O Pequeno Príncipe durante a infância e confesso que nunca tive muita vontade de lê-lo na vida adulta – tenho um pouco de preconceito com obras que todo mundo diz amar. Mas é claro que, como leitora, sempre senti que não ter lido o clássico era uma espécie de “falha de caráter”. Então, quando encontrei a obra de Antoine de Saint-Exupéry por R$ 11,90 na loja física da Saraiva, acabei comprando. E a leitura, como eu imaginava e receava, acabou com uma avaliação bem abaixo da média.

Apesar de ser curto, O Pequeno Príncipe não é um livro fluido – prova disso é que demorei 2 dias e meio para ler apenas 95 páginas, sendo que muitas contêm ilustrações. Mas o que realmente me irritou foi o ar pedante e os milhares de clichês. Em defesa do livro, no entanto, a verdade é que frases célebres da obra, como “tu te tornas responsável por aquilo que cativas”, foram repetidas exaustivamente ao longo de todos esses anos e acabaram sendo banalizadas e perdendo o sentido.

Apesar de não entender como as pessoas podem amar tanto O Pequeno Príncipe, entendo o valor e a magia da obra de Antoine de Saint-Exupéry: a sabedoria do principezinho está exatamente em sua pureza e ingenuidade e as questões levantadas por ele, que nunca desiste de uma pergunta, são extremamente pertinentes. Para mim, o grande mérito do livro é nos fazer refletir sobre o comportamento das “pessoas grandes” por meio daquilo de que somos mais carentes – a simplicidade.

Título original: Le Petit Prince
Editora:
Agir
Autor:
 Antoine de Saint-Exupéry
Ano: 1943
Páginas: 95
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 2 estrelas

Anúncios

4 thoughts on “Resenha de O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s