Semana Especial O Regresso – A história de Hugh Glass

A Editora Intrínseca convidou os blogs parceiros a realizar a Semana Especial O Regresso, a obra de Michael Punke que deu origem ao filme homônimo, estrelado por Leonardo DiCaprio.

img_2811

A história de Hugh Glass é impressionante e o mais incrível sobre ela é o fato de ser verdadeira. Ao final de O Regresso, Michael Punke esclarece o que (provavelmente) realmente aconteceu e os detalhes ficcionais que tomou a liberdade de criar. E a conclusão a que se chega é que os acontecimentos mais incríveis e determinantes são reais: o s graves ferimentos em consequência do ataque do urso-cinzento, o abandono pelos colegas, a luta pela sobrevivência e a saga em busca da vingança.

Hugh Glass era um exímio caçador e um homem extremamente obstinado, e só alguém com essas características seria capaz de sobreviver às atrocidades do ataque, do abandono e da realidade da guerra velada contra os índios. A princípio, é inevitável notar o azar que parece perseguir o personagem com determinação – porque ser gravemente ferido por um urso-cinzento e deixado para trás por aqueles que deveriam cuidá-lo não é para qualquer um. No entanto, ao longo da história, também é inevitável perceber que, se em alguns momentos falta sorte a Glass, em outros, ela chega a sobrar.

E é desta forma que a trama de O Regresso se conecta com o leitor: a coexistência da sorte do azar e a alternância entre acontecimentos bons e ruins acabam se tornando um lembrete da veracidade da história. Afinal, ainda que um ataque de urso seja improvável para a maioria, a nossa vida é marcada exatamente por isso: picos de sorte ou azar e por aquilo que é bom ou ruim. E por mais que a sede de vingança não seja louvável, o desejo de sobreviver e fazer justiça é o sentimento que move muita gente. Inclusive, e talvez principalmente, Hugh Glass.

selo-2015

 

Anúncios

11 thoughts on “Semana Especial O Regresso – A história de Hugh Glass

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s