Resenha de O Velho e o Mar – Ernest Hemingway

img_1704

Santiago é um velho pescador cubano e, por causa da saúde debilitada, está há quase três meses sem capturar um peixe sequer. Em uma última tentativa de resgatar sua dignidade, Santiago passa quatro dias em alto-mar, com recursos extremamente escassos, em uma batalha acirrada contra um enorme espadarte.

>> Encontre o melhor preço de O Velho e o Mar

Sempre tive curiosidade em ler Ernest Hemingway, não apenas pela boa reputação de sua obra, mas por toda a atmosfera que envolve sua existência. No entanto, confesso que eu não estava com pressa de matar essa curiosidade. Até que, entre uma leitura coletiva e outra, pedi ao meu namorado que me indicasse um livro curto e ele me sugeriu O Velho e o Mar, que recebeu o Prêmio Pulitzer de 1952.

O livro é curto, sim, mas não é exatamente a leitura mais rápida do mundo. Se você se esforçar, até dá para ler as 126 páginas em um dia, mas não acho que seja a melhor maneira de absorver todas as nuances da trama. Além disso, a escrita de Hemingway é bem minuciosa e detalhista e o ritmo da história é bastante lento – ou seja, é uma leitura para “saborear”.

O Velho e o Mar pode ser visto simplesmente como a jornada de um pescador em busca de sua derradeira conquista. No entanto, por meio da história, Hemingway coloca orgulho, fé, dignidade e lealdade em discussão e faz com que o leitor reflita sobre o que é vencer: realizar aquilo que é considerado grandioso pelos outros ou inspirar e propagar a compaixão?

Título original: The Old Man and The Sea
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Ernest Hemingway
Ano: 1952
Páginas:
126
Tempo de leitura:
 3 dias
Avaliação:
3 estrelas

Anúncios

4 thoughts on “Resenha de O Velho e o Mar – Ernest Hemingway

  1. Li no colegial (ou seja, faz tempo) e me lembro de não curtir muito (mas também me lembro de tirar 10 na redação sobre o livro. Hahaha #nerd). Comprei um livro do Hemingway, Paris é uma festa, há um ano mais ou menos, e não tive coragem de pegar para ler até agora. =s

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s